28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomePolítica & PoderURGENTE: Estado de sítio é declarado no Haiti após morte do presidente

URGENTE: Estado de sítio é declarado no Haiti após morte do presidente

Após a morte do presidente do Haiti e da primeira dama, o primeiro-ministro Claude Joseph declarou o estado de Sítio no país. Claude teria que sair do poder no dia 07 de fevereiro mas tentou alterar a Constituição do país para aplicar o golpe do estado e ter o mandato por mais tempo. Seu governo estava durando com base em decretos. 

O país é o único na América que não havia realizado a compra de nenhuma dose da vacina. Em suma, a pobreza se alastrou de forma intensa no ano de 2010 para 2021 porque houve o terremoto de magnitude 7 que fez com que milhares de pessoas perdessem suas casas. Atualmente, são mais de 1,6 milhões de desabrigados e o índice de desenvolvimento é muito pequeno, sendo de 0,5. 

Sítio na Haiti

Joseph, primeiro ministro e que deveria ser substituído nesta semana, solicitou que houvesse uma reunião extraordinária entre todos os ministros para  a declaração do sítio. O sítio deve alterar todos os poderes do estado e deve conceder poderes mais amplos ao governo haitiano. 

Os conflitos se intensificaram após a possibilidade de novos aumentos tributários em combustíveis. O governo estava negociando uma espécie de “empréstimo” do FMI de US$ 90 milhões para otimizar a economia. Além disso, também está ocorrendo a escassez de alimentos que causa uma crise de terror entre os cidadãos. 

- Continua Depois da Publicidade -

Desde que o mesmo assumiu a ditadura no ano de 2017, o Haiti vem passando por uma série de protestos com mais de 70 gangues armadas e grupos de oposição. 

Joseph, primeiro-ministro, teria que ser substituído nesta semana após estar três anos no cargo. Entretanto, não se sabe mais se o mesmo irá continuar no cargo, já que as trocas não ocorreram, ou se deve abrir mão. Ele também foi ministro da Saúde de 2006 a 2008 e voltou no ano de 2008 até 2011 quando saiu para ocupar outros cargos. 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui