26.9 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisAbono Salarial PIS/Pasep: Pagamento pode ser dobrado, veja calendário

Abono Salarial PIS/Pasep: Pagamento pode ser dobrado, veja calendário

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) determinou, durante o ano de 2021, que iria pagar o valor do abono salarial em dobro durante o ano de 2022 devido ao atraso para pagar o ano de 2020 (que seria pago em 2021, e o de 2021, que seria pago em 2022). Deste modo, é previsto que em vez de receber dois salários mínimos, o colaborador que tenha atuado como servidor público ou com carteira assinada receba até dois. No entanto, vale salientar que existem alguns requisitos para que isso seja possível, são eles:

  • Estar há cinco anos cadastrado no RAIS.
  • Não ter a média salarial que seja superior a R$ 2200, equivalente a dois salários durante o ano de 2021.
  • Ter trabalhado ao menos um mês no ano de 2020 ou em 2021.
  • Trabalhado com carteira assinada tanto como CLT (para empresa privada) quanto como servidor público (neste caso, através de contrato).
  • Ter em mãos o cartão cidadão que é feito pela Caixa gratuitamente e não conta com a cobrança de anuidade.

O valor a ser recebido pode variar de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano base. Neste caso, deve-se dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar pelos meses atuados ou então, entrar em contato com alguma central da Caixa para informar os seus dados e ser notificado se há saldo.

Os trabalhadores, ou seus herdeiros, possuem até cinco anos de acordo com o calendário dentro do ano base, para sacar o valor do abono salarial do Governo Federal. Depois disso, ele não se torna mais possível de ser recebido e volta para os cofres públicos. Até o momento, espera-se que mais de R$ 23 bilhões estejam para saque. O calendário de recebimento do abono salarial PIS e PASEP não foi liberado. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui