19.5 C
Brasil
terça-feira, 18 maio 2021
Home Programas Sociais Aposentadoria indeferida: O que fazer e causas

Aposentadoria indeferida: O que fazer e causas

Muitas pessoas têm seu pedido de aposentadoria indeferida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seja para auxílio-acidente, doença, reclusão, maternidade ou até mesmo aposentadoria por invalidez. O que fazer quando isso acontecer?

O pedido pode ser negado mesmo com você tendo apresentado laudos médicos, mostrado a sua condição e evidências de que você precisa do benefício.

Quem contribui para o INSS tem o direito a solicitar benefícios junto ao instituto. Mas é comum que estes pedidos sejam negados para que a aposentadoria seja indeferida.

A previdência social é um seguro garantido por lei a todos que possuem incapacidade de trabalhar, ou que estejam aposentados. Quem contribui tem o direito a receber os benefícios caso se torne incapaz de exercer alguma profissão, seja por doença, acidente ou até por privação de liberdade.

Veja as causas do pedido negado e aposentadoria indeferida

Caso seu pedido seja indeferido, busque descobrir a causa, se foi a falta de algum documento ou se houve um erro do INSS, por exemplo.

Pode ser necessário ter um advogado especialista em assuntos previdenciários te ajudando. Peça a ele para fazer uma análise do processo. Caso você atenda a todos os critérios para receber o auxílio, pode-se buscar estratégias para reverter a situação. Você tem direito ao benefício.

Entre com um recurso junto ao INSS alegando os motivos que mostram que você pode receber o auxílio. Você deverá justificar o porquê você pode receber a aposentadoria e que o instituto se enganou ao não lhe conceder o benefício.

Caso o recurso não dê certo você pode entrar na justiça comum e caso for de baixa renda, pode pedir auxílio na defensoria pública. A justiça demora um pouco, mas se você tem mesmo o direito ao auxílio pode ter certeza que o juiz vai liberá-lo. Sabendo quais motivos levaram o instituto a indeferir o seu pedido, te ajuda a recuperar seus direitos.

Leia mais: Aposentadoria negada: o que fazer e motivos?

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui