20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Programas Sociais Aposentadoria negada: o que fazer e motivos?

Aposentadoria negada: o que fazer e motivos?

Muitas pessoas aguardam ansiosas pelo benefício do INSS. Elas estão em dia com a contribuição, a carência foi cumprida, todos os papéis e documentos prontos e entregues. Mesmo assim você teve a aposentadoria negada pelo INSS ocasionando uma série de problemas e dificuldades. Saiba o que deve fazer para conquistar o seu direito.

Muitas vezes esses benefícios acabam sendo negados em caso de pedido de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. Os processos destes tipos de benefícios atingem 60% do contingente de pedidos.

Para receber benefícios, o segurado tem que passar por uma perícia médica, para ser avaliado e ver se pode ser enquadrado na aposentadoria por invalidez ou no auxílio-doença. Muitas vezes é a partir daí que sua aposentadoria é negada.

O que atrapalha o processo muitas vezes é o caso de médicos que não são especialistas em realizar o documento. Isso ocorre porque esses profissionais não têm experiência em analisar diversas patologias. Dessa forma, ele pode desconsiderar um benefício que seria concedido por um médico mais experiente.

Além disso, a previdência tem conhecimento de que a aposentadoria por invalidez, por exemplo, oferece um valor alto para a instituição e dessa forma, muitos pedidos são negados.

Benefício concedido ou aposentadoria negada

Caso seu pedido pelo benefício seja negado, você pode entrar com um recurso administrativo ou com uma ação judicial. Dessa forma, esse recurso torna mais fácil conceder o benefício. Ele evita custos judiciais. A pessoa deve detalhar os motivos que devem levar o INSS a aceitar sua solicitação e conceder assim, a sua aposentadoria ou auxílio doença.

A ação judicial pode ser uma ótima saída para se ter um laudo médico feito por um especialista. O juiz normalmente dá uma sentença favorável e além disso você receberá o rendimento retroativo de seus benefícios.

Caso o recurso administrativo não dê certo é indicado uma visita a um advogado que seja especialista na área judiciária e que pode te ajudar a conquistar o tão sonhado benefício do INSS.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui