25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Programas Sociais Aposentadoria por Idade: Quais são os requisitos após a reforma?

Aposentadoria por Idade: Quais são os requisitos após a reforma?

É comum que muitas pessoas acreditem que a aposentadoria por idade se dá apenas por chegar aos 60 ou 65 anos. Contudo, esse é um pensamento equivocado e errôneo. Apesar de já haver alcançado, deve-se lembrar que existem outros aspectos importantes como o tempo de contribuição.

Leia mais: Auxílio Emergencial, quem vai poder receber a nova prorrogação

A idade de 60 anos para a mulher vale somente para aquelas que enviaram a solicitação no ano de 2019. Em  2021 o valor muda para 61 anos e em 2022 chega em 61,5 anos, o fixo deve ocorrer em 2023 que o tempo mínimo feminino é de 63 anos. 

Leia mais: Desempregado precisa fazer a declaração do Imposto de Renda?

Além da idade, é necessário que se contribua para o INSS por 15 anos. Isso pode ser feito de três formas diferentes: pago pela empresa de modo formal em que se desconta do salário, autônomo em que se paga com carnês ou pagamento de microempreendedor individual através do DAS. O DAS recolhe os impostos sobre o serviço e paga a aposentadoria, variando de R$ 55 até R$ 63, o valor deve ser alterado conforme mudança de salário mínimo. 

Leia mais: 04 dicas para progredir e manter o MEI regularizado

E quem nunca contribuiu para o INSS?

A aposentadoria por idade pode ocorrer – caso o candidato nunca tenha contribuído – se ele conseguir provar que não consegue se sustentar ou que a família não lhe fornece apoio financeiro. Caso contrário, não terá o direito de se aposentar e receber o benefício. Não é um processo fácil, principalmente pela hipossuficiência financeira.

Leia mais: Aposentadoria para MEI: como aumentar o valor? Descubra

Vale ressaltar que o  BPC/LOAS é revisto a cada 2 (dois) anos pelo INSS e revisam todos os beneficiários para descobrir se continuam no direito de receber. Caso descubram certas inconsistências, podem parar de receber e serem bloqueados. Portanto, a melhor alternativa é sempre pagar corretamente o INSS para se garantir no futuro. 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui