26.6 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeProgramas SociaisIR 2021: Auxílio emergencial deve ser declarado e devolvido

IR 2021: Auxílio emergencial deve ser declarado e devolvido

Aqueles que tiveram rendimentos superiores a R$ 22.847,76 no ano de 2020 e retiraram o auxílio emergencial, devem fazer a devolução do mesmo ao declarar o Imposto de Renda (IR 2021). Essa regra é equivalente para 3 milhões de pessoas que receberam e irão declarar o valor para a Receita Federal. 

Leia mais: Dívida bruta do setor público sobe para 89,3% do PIB em 2020

Segundo José Carlos Fernandes, esse número não deve ser tão significativo já que boa parte que deve declarar, muitas vezes não é pela renda. No momento de realizar a declaração, aqueles que constatem retirar mais que o valor pré-definido no teto, irão receber um boleto / GRU com o valor que devem pagar.

Caso contrário, podem sofrer com processos de falsificação de dados por ocultar os valores e receber o benefício tendo em vista as vantagens próprias. Outro aspecto é o crime de estelionato que pode render até 05 anos de prisão ou crime de apropriação indébita que dura até um ano de prisão. 

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Dívida externa deixada pela ditadura militar atingiria US$ 1,2 trilhões

IR 2021: como deve funcionar?

A plataforma de declaração irá liberar o código de acesso, nº 5930, para que se gere um DARF e não se tenha a necessidade de acessar o site do Ministério da Cidadania. Isso irá garantir que o cidadão não devolva o valor de forma errada, bastando apenas pagar o boleto ao usar o código de barra ou números. 

Outra alternativa é acessar o Ministério da Economia. Essa opção é um pouco mais burocrática que as outras. É por lá que se consegue ter acesso se recebeu o auxílio emergencial para que se gere a GRU – Guia de Recolhimento da União. 

Foram identificados mais de 73 mil cadastros indevidos, dentre eles de jovens de classe média e militares. Há casos em que foi fornecido por golpes e de forma indevida em que a punição se torna diferente. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui