18.5 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeProgramas SociaisAuxílio doença: Regras que fazem parte da Previdência

Auxílio doença: Regras que fazem parte da Previdência

Com a Reforma Trabalhista em 2017, algumas outras mudanças aconteceram em 2019 e com isso, as regras do auxílio doença sofreram mais algumas alterações com a pandemia. De acordo com o INSS, o benefício agora, exige requisitos para quem for tirar o afastamento e receber os pagamentos. Para entender melhor, continue lendo.

O que é o auxílio doença?

É um benefício oferecido pela Previdência Social, que dá direito ao trabalhador de se afastar das atividades trabalhistas por doença. O seu consentimento depende de alguns fatores e com isso, a avaliação médica se faz essencial, e pode afastar o colaborador por até 15 dias. Outro ponto importante de ser levantado é que o auxílio doença pode pagar até mesmo enfermidades que não estão relacionados com trabalho.

Em casos de doença que envolvem ou fazem parte da atividade de trabalho, o trabalhador também tem direito a estabilidade, além de receber o benefício e poder se afastar. É válido ressaltar sobre os primeiros 15 dias, quando o benefício é pago pela empresa e depois disso é feito pelo INSS.

Quais as regras do benefício?

Depois de tudo que já foi alterado, agora o auxílio doença exige um período de carência de pelo menos alguns meses de contribuição, é preciso que as prestações do serviço estejam sendo em regime geral. É interessante que uma das regras do benefício, é que ele também pode gerar o afastamento por invalidez temporário ou aposentadoria em casos de acidentes graves, cabe ao médico perito avaliar qual é o caso mais indicado.

- Continua Depois da Publicidade -

Quem tem direito ao auxílio doença recebe o salário normal que recebia antes, incluindo a média aritmética dos últimos 12 meses com contribuição. Pode haver algumas alterações no valor, que varia de caso para caso, mas normalmente o INSS paga a media de 100% dos últimos salários que o trabalhador recebia, e não pode ser inferior que um salário mínimo da atualidade.

Leia também: Principais problemas de saúde que se desenvolvem no trabalho

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui