30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeProgramas SociaisCálculo Trabalhista: aprenda a fazer com passo a passo

Cálculo Trabalhista: aprenda a fazer com passo a passo

O primeiro passo para entender como é feito o cálculo trabalhista é entender como funcionam as demissões  e as formas como podem ocorrer. Pode acontecer uma rescisão indireta, comum acordo, pedido de demissão ou justa causa. 

Para começar, usa-se o saldo do salário juntamente com a rescisão contratual. Conforme o artigo 64 da CLT, é necessário começar a dividir o salário por 30 (dias do mês). Imaginando que trabalhou até o dia 20 e recebe um salário mínimo, faz-se da seguinte forma:

Passo 1: 1100/30 –> 36,66

Passo 2: 36,66 X 20 –> 733

- Continua Depois da Publicidade -

Vale ressaltar que, se o contrato for mensal como no exemplo, deve-se ter em vista alguns aspectos como o  Descanso Semanal Remunerado (DSR) que é obrigatório estar no cálculo. 

Aviso prévio e o cálculo trabalhista

O aviso prévio é contato desde a data em que o funcionário recebeu o aviso de seu desligamento até a efetivação do mesmo. Deve ter 30 dias e deve aumentar 3 dias a cada ano de trabalho do colaborador, as regras estão inclusas no  artigo 7º, XXI da Constituição Federal (CF), artigos 487 a 491 da CLT e lei 12.506/2011.

Para realizar o cálculo, use o salário bruto e adicione os adicionais como noturno, insalubridade e outros direitos juntamente com a comissão. Tenha em vista que o valor do aviso prévio não é apenas um salário comum mas uma remuneração para o colaborador. Use o salário diário e multiplique pelos dias que ele tem direito. Imaginando que o trabalhador receba 39 dias de aviso prévio e receba diariamente R$ 100, a conta será: 39 X 100: R$ 3900. 

Além disso, não se pode esquecer que a cada 12 meses de trabalho, é direito receber 30 dias de férias remuneradas que podem ser distribuídas em um ano ou de uma vez. São garantidas pela lei de 1/3 (CF, artigo 7º, XVII). A empresa pode descontar das férias quando há faltas sem justificativa. Dessa forma, ninguém acaba perdendo na situação. 

- Continua Depois da Publicidade -

Conheça mais notícias  programas sociais, economia ou política em nosso portal!

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui