25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Programas Sociais Cálculo Trabalhista: aprenda a fazer com passo a passo

Cálculo Trabalhista: aprenda a fazer com passo a passo

O primeiro passo para entender como é feito o cálculo trabalhista é entender como funcionam as demissões  e as formas como podem ocorrer. Pode acontecer uma rescisão indireta, comum acordo, pedido de demissão ou justa causa. 

Para começar, usa-se o saldo do salário juntamente com a rescisão contratual. Conforme o artigo 64 da CLT, é necessário começar a dividir o salário por 30 (dias do mês). Imaginando que trabalhou até o dia 20 e recebe um salário mínimo, faz-se da seguinte forma:

Passo 1: 1100/30 –> 36,66

Passo 2: 36,66 X 20 –> 733

Vale ressaltar que, se o contrato for mensal como no exemplo, deve-se ter em vista alguns aspectos como o  Descanso Semanal Remunerado (DSR) que é obrigatório estar no cálculo. 

Aviso prévio e o cálculo trabalhista

O aviso prévio é contato desde a data em que o funcionário recebeu o aviso de seu desligamento até a efetivação do mesmo. Deve ter 30 dias e deve aumentar 3 dias a cada ano de trabalho do colaborador, as regras estão inclusas no  artigo 7º, XXI da Constituição Federal (CF), artigos 487 a 491 da CLT e lei 12.506/2011.

Para realizar o cálculo, use o salário bruto e adicione os adicionais como noturno, insalubridade e outros direitos juntamente com a comissão. Tenha em vista que o valor do aviso prévio não é apenas um salário comum mas uma remuneração para o colaborador. Use o salário diário e multiplique pelos dias que ele tem direito. Imaginando que o trabalhador receba 39 dias de aviso prévio e receba diariamente R$ 100, a conta será: 39 X 100: R$ 3900. 

Além disso, não se pode esquecer que a cada 12 meses de trabalho, é direito receber 30 dias de férias remuneradas que podem ser distribuídas em um ano ou de uma vez. São garantidas pela lei de 1/3 (CF, artigo 7º, XVII). A empresa pode descontar das férias quando há faltas sem justificativa. Dessa forma, ninguém acaba perdendo na situação. 

Conheça mais notícias  programas sociais, economia ou política em nosso portal!

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui