33.4 C
Brasil
terça-feira, 22 junho 2021
HomeProgramas SociaisCalendário da prova de vida do INSS com retorno em junho

Calendário da prova de vida do INSS com retorno em junho

Os beneficiários do INSS devem seguir uma série de regras para que continuem recebendo a aposentadoria sem que ela seja cancelada. 

A prova de vida é uma das obrigações e estava suspensa desde o ano de 2020 com a chegada da Covid-19 que deixou mais de 430 mil mortos. 

No entanto, aqueles que ainda não realizaram (a prova de vida depende do banco), devem começar a comparecer em junho. 

A beneficiária Maria, que vive em Brusque – Santa Catarina, argumentou que bastou ir ao banco e inserir a digital para comprovar que ainda estava viva e era ela quem recebia os valores. 

- Continua Depois da Publicidade -

A Portaria n° 1.299 publicada pelo Ministério da Economia no Diário Oficial da União (DOU) mudou as previsões de início já que estavam programadas para o mês de maio. 

Outras obrigações além do INSS

No entanto, apesar de ser uma obrigação a menos, até o dia 31 as pessoas físicas devem cumprir as obrigações com o imposto de renda. Quem não declarar, pode estar sujeito a receber multas.

Uma dica para quem for realizar o procedimento sozinho é tomar cuidado com as pontuações dos valores. Há muitos cidadãos que usam a vírgula no lugar dos pontos e vice e versa: acabam passando pelo pente fino e podem ser acusados de tentativa de fraude. 

Quem trabalha como MEI, Microempreendedor Individual, também deve fazer a declaração anual de faturamento até o dia 31 de maio. Na declaração, deve-se informar todas as entradas e saídas do ano de 2020 da empresa. Para quem possui o MEI, deve lembrar também do pagamento do DAS, que é um imposto cobrado pelo governo federal que também contribui para o INSS. 

- Continua Depois da Publicidade -

Mais de 160 mil beneficiários que negligenciaram a prova de vida do INSS até o mês de fevereiro de 2020, terão o benefício cortado. 

Leia mais: Auxílio emergencial: ciclo 2 de pagamentos começa neste fim de semana

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui