26.3 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisCalendário do PIS/Pasep começa em fevereiro, saiba quando recebe

Calendário do PIS/Pasep começa em fevereiro, saiba quando recebe

O calendário do PIS/Pasep está previsto para começar apenas no dia 08 de fevereiro de 2022 e deve ter o último dia de depósito no dia 31 de março. Ele vai variar de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador e está previsto para ser determinado nesta sexta-feira (07) até o final do dia. Em suma, os últimos grupos a serem beneficiados são aqueles que nasceram em dezembro. 

O abono salarial deve pagar o valor de um salário mínimo para cada ano base. Neste caso, o Ministério da Cidadania precisa pagar tanto o ano de 2020 quanto o de 2021, sendo distribuído em dobro. Para saber quanto tem para receber, basta que você divida o valor de um  salário por 12 (referente ao ano base) e multiplique pela quantidade de meses que trabalhou. Deste modo, caso tenha atuado em janeiro, fevereiro e todos os meses até dezembro, terá direito ao valor cheio. 

Orçamento PIS/Pasep

De acordo com o portal FDR, existe mais de R$ 23 bilhões que estão em saldo. Mais de 10 milhões de trabalhadores ainda não sacaram. Vale salientar, no entanto, que o valor não fica acumulado por mais de 5 anos e o cidadão pode perder direito ao benefício caso não vá até o banco do Brasil ou da Caixa para receber.  O orçamento para o ano de 2022 é de apenas R$ 21 bilhões. 

Por fim, é importante salientar que existem alguns requisitos para quem deseja ser beneficiado com o valor do abono salarial PIS/Pasep, sendo o requisito principal estar atuando com carteira assinada ou ser servidor público. E, além disso, é necessário ter a média de renda na faixa de dois salários por mês e estar há cinco anos cadastrado no sistema RAIS da empresa. Os grupos que trabalham como MEI, microempreendedor individual, não podem receber justamente porque não cumprem com o primeiro requisito citado. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui