28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeProgramas SociaisCasamento e união estável: quais são as diferenças?

Casamento e união estável: quais são as diferenças?

Há uma grande dúvida nas diferenças entre o casamento e a união estável. Entretanto, a principal diferença entre os dois está na formação e na maneira como ela ocorre. 

No casamento, o vínculo passa a ser identificado pelo estado enquanto para a união estável, basta que ambos estejam morando juntos e que haja a comprovação disso (sem a necessidade de casar). 

União estável e divisão de bens: como funciona isso? 

A divisão de bens da união estável é bastante semelhante à do casamento: começa a contar tudo o que o casal adquiriu depois que começou a morar junto. Entretanto, caso haja a compra de imóveis e de automóveis em conjunto sem que morem juntos, o bem deve ficar com aquele que possui o cadastro no nome até que o outro prove que ajudou a pagar. Portanto, é necessário guardar consigo todas as notas fiscais e comprovações. 

Tanto no casamento quanto na união estável, tradicionalmente não se entra para a divisão das heranças e as compras antes de ficarem juntos. 

Mesmo teto

- Continua Depois da Publicidade -

Na união o casal deve ter características como pretensão de construir uma família e uma relação duradoura que comprove a ligação. 

No momento de comprar imóveis, se estiver nesta categoria, é necessário conversar com o parceiro para saber, com antecedência, com quem eles devem ficar em casa de separação e como deve ocorrer o pagamento daquele que vendeu a sua parte. Isso garante que o processo seja mais rápido e sem as burocracias de advogados. 

Herança?

Se você vive em uma união estável com seu parceiro e ele possui heranças mas, por algum motivo chegou a óbito, o processo para conseguir uma parte é mais burocrático e, em alguns casos, não é possível receber. Para formalizar, é necessário que haja um documento de comprovação. O parceiro também deve comprovar o vínculo para receber a pensão por morte. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui