34.1 C
Brasil
segunda-feira, 26 julho 2021
HomeProgramas SociaisCLT 2021: Conheça os direitos do trabalho que são garantidos pela lei

CLT 2021: Conheça os direitos do trabalho que são garantidos pela lei

Todo trabalhador que trabalha em regime da CLT, tem direito a uma série de garantias, desde férias, décimo terceiro salário, entre outras coisas, que se fazem fundamental nos benefícios. Daí a importância de sempre trabalhar registrado e com segurança de ter acesso aos benefícios que as leis proporcionam. Além disso, também se faz essencial entender de leis trabalhistas, pelo menos um pouco, para saber pelo quê cobrar.

Quando se trata de direitos trabalhistas, a primeira coisa que vem a cabeça são os direitos e também os deveres de quem assina os contratos. É preciso cumprir o que está descrito na lei para não ter problemas com a justiça no futuro.

O que diz a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)?

Os direitos descritos na CLT, são todos os que precisam ser cumpridos dentro do ambiente de trabalho, durante as atividades laborais. Serve tanto para os trabalhadores e para os empregadores que devem cumprir com suas obrigações.

Fazem parte dos direitos do trabalhador, o acesso ao vale refeição, o vale transporte, férias, salário e 13º, adicional noturno, descanso de semana pago, horas extras, rescisão do contrato pela Consolidação das Leis do Trabalho e aviso prévio.

- Continua Depois da Publicidade -

Cada uma dessas opções de benefícios, possuem suas características e oferecem vantagens ao trabalhador que produz suas atividades laborais dentro do que é abordado na CLT. Além disso, se faz extremamente importante trabalhar com a carteira assinada para não ter nenhum tipo de problema, assim como deixar que a empresa não cumpra com algum deles.

Outro ponto importante é sobre os acordos que podem ser elaborados entre empregado e empregador. Tudo isso, precisa estar em acordo entre ambas as partes. Caso algum dos direitos não seja cumprido pela empresa contratante, o funcionário tem o direito de entrar com uma ação judicial pela justiça, para requerer os benefícios e também conseguir uma indenização pelo não cumprimento da lei e do contrato combinado.

Leia também: Jornada de trabalho de 6 horas: você conhece todas as regras?

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui