20.4 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisComo saber se o valor do abono salarial PIS foi aprovado para...

Como saber se o valor do abono salarial PIS foi aprovado para 2022?

O abono salarial PIS deve começar a ser pago durante o dia 08 de fevereiro de 2022 para os grupos com o final do NIS 1. Em suma, o programa é uma garantia perante a lei do Ministério da Cidadania para os brasileiros que trabalham com a carteira de trabalho assinada e que  recebem o valor inferior a R$ 2200, equivalente a dois salários mínimos. Além disso, é necessário que o mesmo esteja inscrito no RAIS. 

O valor a ser recebido pode variar de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano base. E, em 2022, devem pagar o valor em dobro porque, durante o ano de 2021, não houve o pagamento referente ao ano de 2020. Deste modo, basta dividir o valor do salário mínimo durante o ano base por doze e multiplicar pela quantidade de meses que foram atuados durante esse tempo. 

Para consultar o valor que tem para receber do PIS a partir do próximo mês, basta acessar o site da Caixa Federal, uma das empresas estatais brasileiras. E, para os grupos que foram beneficiados com o PASEP, existe a alternativa de fazer a consulta através do portal do Banco do Brasil. 

Abono salarial PIS: o que fazer com o valor? 

O abono salarial tem o valor máximo de um salário para os grupos que atuaram durante todo o ano base. Neste caso, o valor pode ser retirado através do Cartão Cidadão da Caixa e permite que seja gasto conforme for a escolha do cidadão, seja em alimentos ou até mesmo investimentos. O momento é positivo para quem deseja aproveitar a nova alta de juros básicos da alta da Selic, que saiu a 2% ao ano durante o ano de 2021 para cerca de 9,25%. Em suma, alternativas como LCI, LCA e CDB podem ser rentáveis a longo prazo para os investidores mais conservadores. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui