De acordo com as recomendações impostas pela Controladoria-Geral da União, os beneficiários do PIS – Pasep de 2020 devem receber esse dinheiro somente no ano de 2022. Foi o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que aprovou o novo calendário do benefício.
Leia mais: 13º de aposentados e abono pode estimular a economia, confira como sacar
Esse benefício trabalhista começa a ser entregue sempre no segundo semestre do ano e vai até o próximo semestre do ano futuro. Segundo as informações impostas pelo Codefat, o valor começará a ser pago já no primeiro semestre. O adiantamento ainda pode se encontrar modificado com o adiantamento no valor de R$ 7 bilhões.
O abono salarial com o ano-base de 2019 começou a ser pago no ano de 2020 durante o segundo semestre e, aqueles que ainda não fizeram a retirada, podem tirar até o dia 30 de julho.
Leia mais: Novas datas da antecipação do 13º salário do INSS e PIS/Pasep
Eu tenho direito ao abono salarial PIS – Pasep?
O abono salarial foi instituído pela Lei n° 7.998/90 e que todos os anos tem um novo calendário de pagamento. Em suma, é a Caixa a atual intermediária dos pagamentos e, em 2021, aqueles que ainda não sacaram tem até o fim do primeiro semestre.
Para possuir direito, é necessário estar cadastrado no PIS há, pelo menos, 05 anos. Ter recebido uma remuneração mensal de até dois salários mínimos ou ter exercido a atividade de pessoa jurídica em no mínimo 30 dias durante o ano base que se entra em questão.
Para saber qual é o valor pago, deve-se dividir o salário por 12 (quantidade de meses em um ano) e multiplicar pelo valor de meses que trabalhou. Imagine que trabalhou por 10 meses e recebia R$ 1200. o cálculo será 1200/12= 100 –> 100 x 10 = 1000.
Leia mais: Ministro de Bolsonaro que deveria coordenar comitê do Covid sai de férias
Consultar meu pis
Gostaria de saber se meu pis tá na conta