33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeProgramas SociaisEnem 2021: por que a redação não vai ser sobre a Covid-19?

Enem 2021: por que a redação não vai ser sobre a Covid-19?

Muitos alunos que devem realizar as provas do Enem no dia 21 e 28 de novembro estão estudando de forma massiva a Covid-19 mas estão se esquecendo de outras problemáticas. A questão é: o tema nunca é exatamente o que estava em alta no ano porque se fosse, seria óbvio demais para os alunos. 

O assunto a ser abordado na redação tem a ver sempre com problemáticas sociais. No ano de 2019, houve como tema o acesso ao cinema que estava relacionado à acessibilidade dos mais pobres e a falta de tempo, e dinheiro, para investir em cultura. No ano de 2020, o assunto da redação foi sobre depressão e problemas psicológicos: em um país dentro dos 15 com os maiores índices de desemprego e problemas sociais, a depressão é um dos resultados. 

É necessário que o estudante consiga relacionar o assunto proposto com a escala social e também federal. Uma das soluções da depressão e diminuição dos casos, já que a venda de medicamentos como calmantes aumentaram em 17% em 2020, era abordar sobre os projetos do SUS e CAPES, mostrar conhecimento nos serviços sociais gratuitos para aqueles que não tinham acesso a psicólogos. 

Acredita-se que o tema da redação do Enem 2021 seja algo relacionado ao Covid-19 mas tudo de forma indireta. Ou seja, não vai estar exatamente o nome do vírus dentro da prova mas, talvez, os impactos que ele causa na sociedade, tais como: 

  • Dificuldade das mulheres em conseguirem emprego e trabalharem Home Office com os filhos em casa; 
  • Uso de plataformas digitais como  o Zoom e Teams; 
  • Aumento dos casos de feminicídio e violência doméstica;
  • Outros. 

Enem 2021

- Continua Depois da Publicidade -

As inscrições para o Enem 2021 começaram nesta quarta-feira (30). As provas serão realizadas no dia 21 e 28 de novembro deste ano, sem passar por prorrogações como no ano de 2020 que foi realizada neste ano, em janeiro. 

 Leia também: Auxílio emergencial: nascidos em novembro recebem nesta quinta (29)

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui