18.5 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeProgramas SociaisEnem 2021: você sabe quais são os possíveis temas de redação?

Enem 2021: você sabe quais são os possíveis temas de redação?

Nesta quarta-feira (30), houve a abertura das inscrições para o Enem de 2021. A solicitação de isenção de taxa já acabou e, tinham direito todos que estavam no terceiro ano do ensino médio ou que estavam cadastrados no Cadastro Único. 

Em suma, a prova de humanas deve ser realizada no dia 21 de novembro junto à redação. A prova de exatas ocorre em um domingo separado, no dia 28 de novembro. Mas, qual pode ser o possível tema da redação e o que eu devo saber no geral?

Redação Enem

A redação Enem costuma abordar dois pontos tradicionais dentro dos assuntos das provas: acessibilidade e problemas sociais como desigualdade. O tema sobre acesso ao cinema de 2019 deixa isso ainda mais claro: não são todas as pessoas que possuem condições de ter acesso à cultura no geral e isso impacta na forma como são vistas pela sociedade. 

O tema de 2020 também: os problemas psicológicos e a depressão. Devido à desigualdade social e a alta taxa de desemprego, alguns grupos são mais propensos a sofrerem com problemas psiquiátricos. Então, o que fazer para solucionar esses problemas? Existe o Capes e o SUS que oferecem o atendimento gratuito junto a medicamentos para os pacientes. 

- Continua Depois da Publicidade -

Estudar sociologia e estar atento às notícias relacionadas à desigualdade podem garantir que você tenha uma gama de exemplos para dar durante a sua argumentação. 

Alguns especialistas e professores de vestibular acreditam que o tema pode ser voltado para a pandemia mas de forma indireta e que envolva questões sociais: 

  • Dificuldade das mulheres em conseguir emprego e trabalhar no Home Office com filhos. 
  • Aumento da depressão e da venda de medicamentos que teve variações de 17% na pandemia. 
  • Estudo online e remoto, EAD.
  • Importância dos programas sociais como auxílio emergencial. 
  • Aumento do aluguel em mais de 35% durante a crise sanitária. 

Todos os assuntos envolvem, indiretamente, a pandemia.

Leia também: Enem 2021: por que a redação não vai ser sobre a Covid-19?

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui