24.9 C
Brasil
quinta-feira, 23 setembro 2021
HomeProgramas SociaisENEM: o que justifica a baixa das inscrições desde o ano de...

ENEM: o que justifica a baixa das inscrições desde o ano de 2020?

O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, vem sofrendo com uma baixa no volume de inscrições desde o ano de 2020. Os professores argumentam que, mesmo tentando praticar aulões ou dar aulas para vestibulares, podem ver que os alunos estão dispersos em relação ao assunto. 

Neste ano, as provas ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro e devem contar com as mesmas questões tanto para quem vai fazer a opção impressa quanto a virtual pelo computador. O tema também deve ser o mesmo, diferente do que ocorreu no mês de janeiro deste ano com a prova respectiva de 2020. 

Os motivos pela desistência em realizar a prova ou em focar em outras prioridades variam de cada estudante, mas os mais comuns são:

  • Incertezas em relação à profissão, que faz com que o estudante prefira esperar e tenha certeza que terá oportunidades no ramo. Atualmente, é muito comum ver pessoas que se formaram em engenharia, química e em outras áreas, trabalhando com Uber e até mesmo empacotador de mercado. 
  • Dificuldade com as aulas online, o que faz com que os estudantes se sintam inseguros para prestar o ENEM e tirar um baixo desempenho. Uma grande parcela deles não conseguiram acompanhar as aulas no ano de 2020, seja por falta de internet ou outro motivo. 

O Brasil já conta com mais de 14 milhões de desempregados e esse número assombra quem está começando a vida profissional: “será que serei um deles? será que realmente posso me dar bem?”

ENEM e o mundo de possibilidades

- Continua Depois da Publicidade -

Para quem faz o ENEM, é possível ingressar nas universidades de inúmeras formas diferentes, como é o caso do SISU e até mesmo do FIES ou Prouni.  O SISU é recomendado para universidades públicas, enquanto o Fies se trata de um financiamento e o Prouni garante bolsas com descontos de até 100% de acordo com a renda. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui