33.1 C
Brasil
segunda-feira, 26 julho 2021
HomeProgramas SociaisExiste isenção de IPVA? Saiba como ser isento!

Existe isenção de IPVA? Saiba como ser isento!

Antes de mais nada, a resposta é “sim”! Existe a isenção de pagamento do IPVA para um grupo seleto de pessoas, dependendo de cada estado.

Por exemplo, pessoas que apresentam quadros clínicos de câncer, HIV, tendinite crônica, Parkinson e outras doenças graves são desobrigados a efetuarem o pagamento desse imposto.

Ainda há a situação daqueles que fizeram cirurgias ortopédicas, como nos punhos ou nos joelhos, que também ficam isentos de fazer esse pagamento.

isenção de ipva

- Continua Depois da Publicidade -

Mesmo que isso não seja nada tão divulgado na mídia ou em cartilhas governamentais, não é necessário ter dúvidas sobre a veracidade desse fato.

Todavia, caso hajam dúvidas, basta que se acesse o site da Receita Federal ou Secretaria da Fazenda do estado que recolhe esse imposto e certificar.

Isso pode ser feito por meio da ferramenta de busca dentro do próprio site ou clicar na seção de isenção que está contida em todos os sites.

Outro fato importante é que aqueles que tiveram o veículo furtado não precisam pagar esse tributo, bem como uma lista restrita de profissionais, que inclui desde diplomatas a taxistas.

- Continua Depois da Publicidade -

Um outro adendo é sobre carros antigos, que a partir de um certo tempo de uso passam a não serem mais obrigados a pagar IPVA.

IPVA é uma obrigação

Além das comorbidades e dos roubos, todos que possuem carros com mais de 20 anos estão isentos do pagamento.

Neste caso, os carros devem ser anteriores ao ano de 2001 e, no próximo ano, a 2002.

O pagamento pode ser parcelado ou à vista. Em alguns estados, quando se paga à vista também é possível obter uma série de descontos exclusivos. Dessa forma, acaba valendo muito a pena. Em outras, o preço continua o mesmo.

- Continua Depois da Publicidade -

Para pagar o seu boleto, basta acessar o site do Detran e informar seu nome e RENAVAN, número de identificação do automóvel.

Leia também: IPVA: você conhece a história dele? Clique aqui!

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui