20.8 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisGoverno libera benefícios para vítimas de enchentes na Bahia e Minas Gerais,...

Governo libera benefícios para vítimas de enchentes na Bahia e Minas Gerais, veja quais

O Governo Federal está realizando a liberação de benefícios para as vítimas de enchentes na Bahia (BA) e Minas Gerais (MG). Ao todo, somente no primeiro estado, é estimado que mais de 900 mil famílias tenham ficado prejudicadas com a perda de casas e bens. Em algumas cidades, as chuvas bateram o recorde referente ao ano de 1975. 

Um dos programas que foi liberado é o saque emergencial do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O valor pode ser sacado por completo, através do Cartão Cidadão – que é criado pela Caixa e totalmente sem anuidade – para que os cidadãos consigam comprar novos móveis ou pagar os gastos extras durante o mês de janeiro. O FGTS é um direito de todos os cidadãos que aturam com a carteira assinada. Deste modo, quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito de receber o programa social. O mesmo vale para os autônomos ou donas de casa. 

Abono para a Bahia e Minas Gerais

Outro programa social que deve ser liberado com antecedência, a partir de fevereiro, é em relação ao abono salarial do PIS e Pasep que é pago a todos os trabalhadores que recebem menos de dois salários mínimos, equivalente a R$ 2200 durante o ano de 2021, e estão há mais de cinco anos cadastrados no RAIS.

Além disso, é necessário que o cidadão tenha atuado ao menos um mês com carteira assinada no ano base. No dia 08 de fevereiro, os grupos que tinham saldo de 2020 ou até de 5 anos atrás, poderão sacar o programa também pelo Cartão Cidadão. 

De acordo com a Defesa Civil, DC, as chuvas de sábado (08) e domingo (09), em João Dourado, no norte da Bahia, registraram a faixa de 70 mm, superando os recordes históricos. Imagens sobre pontes caídas e barragens a ponto de estourar estão circulando nas redes sociais. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui