28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeProgramas SociaisHerança: você sabe como realmente funciona o testamento?

Herança: você sabe como realmente funciona o testamento?

Existem algumas regras para que haja a distribuição da herança. No Brasil, todos possuem o direito de fazer um testamento. Logo, podem definir um filho específico ou então, algum parente ou amigo para que administre os bens após a morte do dono. 

No entanto, não é 100% de tudo que vai para o beneficiário do testamento. Ao todo, vai 50% de todos os bens, enquanto os outros filhos e herdeiros devem ficar com o restante dos 50%, mesmo que isso não seja definido no documento. 

Esses 50% devem ir para os herdeiros necessários que são filhos e netos. Além disso, o (a) parceiro (a) também tem direito a uma parte, mesmo que estejam em uma união estável (contanto que haja a comprovação). 

Esses herdeiros podem perder os direitos caso realizem crimes que podem torná-los como indignos. Logo, isso pode ser declarado no testamento. 

- Continua Depois da Publicidade -

Quando o herdeiro teve relações ilícitas com a madrasta ou padrasto ou cometeu injúrias graves, pode perder os direitos. Esse requisito entra em vigor para aqueles que eram casados depois de terem um filho em outro relacionamento. 

A esposa ou esposo perde o direito quando negou ajuda em um momento que o outro precisava (como em problemas de saúde) ou por ter cometido injúrias graves. 

Se o herdeiro participou de homicídios ou feminicídios, estupros, roubos, também pode ser tirado dos direitos da herança. Se houve crime contra honra do morto, também pode perder o direito contanto que isso fique explícito no testamento. 

Custo de um testamento

O testamento particular não possui um custo. Entretanto, é crucial que ele esteja seguindo todas as leis para que realmente seja colocado em prática. Para garantir que esteja correto, é recomendado que o dono dos bens faça a procura de um advogado para que os leve a um cartório e esteja seguindo todos os requisitos.

- Continua Depois da Publicidade -

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui