20.4 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeProgramas SociaisImpactos que podem acontecer com a suspensão do cronograma do eSocial

Impactos que podem acontecer com a suspensão do cronograma do eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), foi criado pelo Governo a fim de conceder para as empresas o direito de ter informações sobre suas questões trabalhistas, fiscais e previdenciárias de maneira mais informatizada e prática.

Algumas empresas precisam usar o cronograma que faz parte de uma obrigação legal, porém, em alguns casos, o processo de adaptação exige que a Lei de Liberdade Econômica permita um tempo de aprendizado. Mas quais podem ser os impactos causados pela suspensão desse tempo de adequação? Para entender melhor continue lendo.

eSocial: suspensão do cronograma de adequação

De acordo com uma portaria, o período de adaptação foi cancelado ainda no final do ano passado, e por isso, muitas empresas já se adaptaram ao programa, e já buscam pela padronização das informações junto do eSocial. A Lei da Liberdade Econômica diz que as empresas precisam seguir o calendário de adequação, mas agora que ele está suspenso, é preciso se organizar para manter os prazos e se adaptar o quanto antes.  A jornada de trabalho das empresas teve que ser alterada com a Covid-19 e por isso, um novo cronograma do eSocial foi criado.

eSocial: como isso afeta as empresas?

A eliminação do prazo de adaptação do cronograma do eSocial afetou grande parte das empresas que se enquadravam dentro desse período, principalmente por ser em tempos de pandemia. As que já não usavam esse cronograma não sentiram qualquer impacto, o que indica que as empresas já vinham seguindo prazos de adequações fiscais, trabalhista e previdenciárias e por isso, não houve consequências.

- Continua Depois da Publicidade -

Em contrapartida, as empresas que ainda estavam se adaptando ao cronograma, tiveram que acelerar seu processo para se adequar ao eSocial o quanto antes. Os prazos foram feitos de forma inteligente para que o calendário fosse possível de cumprir entre as empresas aptas e as que ainda estavam se adaptando.

Leia também: Advertência no trabalho: O que é para que serve?

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui