34.2 C
Brasil
segunda-feira, 14 junho 2021
HomeProgramas SociaisINSS: Regras para solicitar Pensão por Morte

INSS: Regras para solicitar Pensão por Morte

As regras para os indivíduos que desejam solicitar, através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a pensão por morte, são bem complicadas e complexas. Portanto, neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre elas e dizer quem tem direito ao valor que era recebido pelo falecido. 

A pensão por morte, diferente do que se imagina, não é voltada somente para quem já era aposentado, apesar de ser o tipo mais comum. Geralmente, quando o parceiro ou parceira morre, o outro tem direito de receber o INSS. 

Tem direito os filhos que ainda não possuem 21 anos e, para aqueles que possuem algum tipo de invalidez, conseguem receber por toda a vida o benefício. E, para o parceiro, somente é permitido caso o mesmo comprove que tinha dependência econômica do salário do falecido. 

Vale ressaltar que o tempo da pensão depende do segurado, se ele é deficiente, se ele é menor e muitos outros. Mas, em média, está entre um a três anos (podendo, claro, ser um período ainda maior). Em suma, isso é definido exclusivamente pelo INSS. 

A pensão por morte está limitada a 100% do valor, sendo focada e voltada 10% para cada, dependendo do falecido, como pais, filhos e companheiro (a). Geralmente, o cônjuge tem direito a 50%, assim como nos casos de herança.

Se não for aposentado pelo INSS?

E como funciona se o beneficiário não for aposentado pelo INSS? Neste caso, haverá um cálculo sobre o valor que o morto iria receber se fosse aposentado com invalidez. Dessa forma, devido aos cálculos realizados para invalidez seria possível prever um valor para ser recebido pelos beneficiários. 

Para que você consiga solicitar, deve ir até o órgão de INSS da sua cidade com documentos que comprovem a dependência e que também prove que o indivíduo morreu (levar o atestado de óbito). 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui