23.8 C
Brasil
sábado, 27 novembro 2021
HomeProgramas SociaisIPTU Verde: o que é e como ganhar desconto?

IPTU Verde: o que é e como ganhar desconto?

O IPTU Verde foi criado como uma forma de incentivar os cidadãos a serem mais sustentáveis. Por ser um tributo do município, no entanto, o valor do desconto pode variar de acordo com cada região, sendo ele parcial ou total.

Existem alguns requisitos que garantem essa promoção no valor final dos impostos, como é o caso de ter cobertura vegetal como jardins e árvores, instalação de energia solar, plantio de árvores, construção com materiais sustentáveis ou outros. Não é necessário cumprir com todos os requisitos, mas é importante ter um deles. 

Esse tipo de desconto é aplicado em muitas cidades brasileiras, como é o caso de São Carlos, localizado em São Paulo, que permite a solicitação de isenção até o dia 30 de outubro em relação ao valor pago em 2022. 

No caso de São Carlos, existe o desconto de apenas 1% para cada árvore que existir em frente à residência e chega a 2% caso o imóvel tenha captação de chuva. O valor, apesar de parecer pequeno, pode fazer uma diferença positiva para quem está pensando em economizar. 

Como fazer parte do IPTU Verde?

- Continua Depois da Publicidade -

Para ter direito ao IPTU Verde, o primeiro passo é ir até a prefeitura da sua cidade e consultar os órgãos responsáveis que fazem parte do programa. Se a resposta for negativa, basta agendar uma consulta na sua casa para que eles consigam analisar a situação. Em alguns casos, pode-se encontrar mais informações sobre o programa através do site da prefeitura, mas isso não é uma regra geral. 

O IPTU deve ser pago todos os anos para que o terreno fique regular perante a prefeitura. Tanto que, para abrir uma empresa, independente do porte, é necessário que a documentação do local esteja em dia.

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui