33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeProgramas SociaisLuz para todos: Você conhecesse esse programa social?

Luz para todos: Você conhecesse esse programa social?

O programa social do governo chamado de Luz para Todos, faz parte de uma série de outros benefícios, assim como o Bolsa Família, que ajuda famílias de baixa renda que se encontram em locais precários, a ter acesso à energia elétrica. O programa foi criado em 2003, e foi desenvolvido para ter intenção de formar parcerias estaduais e nacionais, tanto de iniciativa privada ou do Governo Federal.

O principal objetivo do Luz para Todos, é levar energia elétrica a quem precisa, principalmente em áreas rurais e casas que não possuem luz. Quem elaborou o projeto foi o próprio Ministério de Minas e Energia, que visa operar e executar projetos da Eletrobrás, para levar energia elétrica junto com os governos dos estados.

Como funciona o Luz para Todos?

Algumas pesquisas foram feitas, e foi descoberto que além da desigualdade social no Brasil, também existiam muitas casas e áreas rurais sem acesso à energia elétrica. Tais dados foram levantados e então junto com o Banco Mundial, o projeto foi de desenvolvendo para resolver e levar luz a quem precisava. Inicialmente foi concentrado em locais rurais, como em domicílios da área rural e pequenos vilarejos com baixa população e pouca infraestrutura.

Com isso, o projeto Luz para Todos precisa de uma regulamentação, e tinha meta de alcançar pelo menos 2 milhões de famílias no meio rural, e levar energia elétrica para elas. Desse total, 90% são eram de famílias de baixa renda e por isso a importância do projeto e programa social, que levando em consideração os dados do IBGE, conseguiu equipar as instituições e atingir o objetivo ainda em 2011.

- Continua Depois da Publicidade -

Depois de levar energia elétrica a quem precisava, então veio a Tarifa Social, que também auxilia essas famílias de baixa renda a pagar uma taxa mais econômica na conta de energia elétrica. Para fazer parte do programa social é preciso estar inscrito no Cadastro Único e se enquadrar dentro dos requisitos.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui