18.5 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeProgramas SociaisMeu INSS: Como posso saber o meu tempo de contribuição?

Meu INSS: Como posso saber o meu tempo de contribuição?

Como posso saber o tempo de contribuição para fins do meu INSS? Posso ficar sem os meus benefícios caso não o saiba? Como funciona esse procedimento?

Em síntese, para calcular o seu tempo de contribuição ao INSS basta ter em mãos todas as suas Carteiras de Trabalho e os respectivos extratos do CNIS (extratos de contribuição, obtidos no Portal da Previdência Social).

Feito isso, basta acessar a aba “Simular Aposentadoria Por Tempo de Contribuição”, clicar em “Iniciar” e seguir o passo a passo indicado na tela.

Lembrando que alguns navegadores não respondem bem a essa navegação em páginas governamentais ou de consultas a benefícios, sendo recomendado, portanto, utilizar os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox para uma experiência mais rápida e eficiente.

Como preencher o formulário com os dados para o meu INSS?

- Continua Depois da Publicidade -

Após acessar a página para a consulta ao INSS, você deverá informar o número da sua identificação como trabalhador (NIT). O documento encontra-se nas suas carteiras profissionais. Mas para alguns trabalhadores ele é conhecido como Pis, ou Programa de Integração Social, criado exclusivamente para beneficiar os trabalhadores do setor privado.

Mas qual é o passo a passo para a consulta do meu INSS?

O procedimento é relativamente simples. Você deverá realizar o lançamento de todos os seus vínculos de trabalho, com os respectivos períodos de contribuição ao INSS, devidamente registrados em suas carteiras. Isso é importante pois nesse momento você irá confirmar se todos os seus registros estão devidamente anotados no sistema do órgão.

Ao final, esse mesmo sistema irá pedir que você “execute a simulação” para ter acesso a um Demonstrativo de Cálculos, que por sua vez irá Gerar um Relatório com todas as suas contribuições ao INSS, inclusive com o Tempo de Contribuição até o presente momento, na aba “Informações dos Cálculos”.

- Continua Depois da Publicidade -

Ainda no ambiente do sistema, você poderá saber também quanto tempo falta para que cumpra o prazo exigido pelo INSS (caso não o tenha cumprido) para fins de aposentadoria, além de outras informações relativas ao seu histórico de trabalho.

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui