25.1 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeProgramas SociaisNo que o Pix pode ser afetado com o corte de gastos...

No que o Pix pode ser afetado com o corte de gastos do governo Bolsonaro? Confira na matéria.

Na opinião de alguns especialistas do setor econômico, o descontrole das contas públicas (em razão da pandemia da Covid-19) e o não cumprimento de algumas promessas do governo feitas ao empresariado brasileiro poderão interferir no sistema de aprimoramento do Pix; e até mesmo na sua manutenção para os próximos anos!

Dentre as principais razões para isso, segundo esses especialistas, está o fato de que o Banco Central vem determinando novas regras orçamentárias para os próximos anos no país; e enquanto os demais sistemas são processados por diversas instituições financeiras, o Pix é totalmente regulado pelo BC; o que, inevitavelmente, o torna refém das mudanças propostas pelo banco.

No entanto, segundo informações do próprio Banco Central, todas as mudanças orçamentárias serão feitas de modo a não provocar essa temida e propalada “interrupção do Pix” como sistema de pagamentos instantâneos no país; um sistema que, só nos seus primeiros 60 dias de lançamento, superou a impressionante marca de 80% de todas as transações bancárias em território nacional.

A “interrupção do Pix” causada pela pandemia

Dados do Banco Central estimam que, desde que foi lançado como sistema de pagamentos no Brasil, o Pix já movimentou quase R$280 bilhões de reais e foi responsável por mais de 390 milhões de transferências bancárias em todo o país.

- Continua Depois da Publicidade -

Trata-se de um êxito inequívoco; e por isso mesmo essa chamada “interrupção do Pix” surge como um fantasma suficientemente capaz de criar um transtorno incalculável, em especial ao setor do empreendedorismo, no qual o Pix já é o principal sistema de pagamento utilizado para os mais diversos fins.

Na opinião de alguns especialistas, em se confirmando essa escalada de cortes orçamentários propostos pelo Banco Central, que já chegou até mesmo a atingir despesas discricionárias (o que é proibido por lei), dificilmente um sistema exclusivamente processado pelo banco poderá sair ileso, o que faz dessa chamada “suspensão do Pix” uma das excentricidades dessa não menos excêntrica e singular Era Digital.

Leia mais:

Novo valor do salário mínimo em 2022 deve afetar INSS e PIS/PASEP

- Continua Depois da Publicidade -

Imposto de Renda 2020: falecidos por Covid-19 também precisam declarar

Governo deve autorizar novas antecipações para o saque do auxílio emergencial

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui