22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Programas Sociais Auxílio Emergencial, quem vai poder receber a nova prorrogação

Auxílio Emergencial, quem vai poder receber a nova prorrogação

O auxílio emergencial terminou em dezembro de 2020 e, desde lá, surgiram mais de 2 milhões de novos pobres, um aumento de 30%. Foi o benefício que impediu que o PIB do ano passado decaísse 4% já que manteve o dinheiro circulando. Com o fim dele, a pobreza aumentou e o comércio se encontra em crise: não há como consumir sem que haja formas de pagar. 

O governo se encontra em situação bastante complexa: a volta do auxílio emergencial pode desconfigurar todo o teto de gastos, aumentando a dívida pública que já chegou a R $700 bilhões. Entretanto, sem a prorrogação, as pequenas empresas e lojas podem falir por não terem para quem vender e o PIB corre o risco de decair de forma expressiva.

O Ministério da Economia sugeriu que fosse acionada a PEC emergencial e que cortassem os salários dos colaboradores em 25%. Dessa forma, o Brasil poderia fornecer o auxílio sem ultrapassar o teto de gastos e aumentar a dívida. A questão é que o corte pode causar a diminuição do PIB em 1,4% já que os servidores costumam gastar todo o salário no comércio, a maioria recebe até dois salários mínimos.

A situação está bastante complicada e é exatamente por isso que está ocorrendo a demora para a tomada de uma decisão: parece que o Brasil pode ser bombardeado em todos os lados. 

Mas, será que terei direito ao auxílio emergencial?

Apesar de não se saber como a volta deve ocorrer, ela está confirmada. Devem receber cerca de 40 milhões de cidadãos e estão vetados do benefício todos que recebem o seguro-desemprego, pagam o DAS (MEI), aposentados, pensionistas ou qualquer outro benefício assistencial. Ao todo serão 11 bancos de dados que devem verificar a situação dos brasileiros cadastrados para que não haja erros como no ano de 2020 em que muitos receberam sem ter o direito. 

Acompanhe-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades!

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui