31.7 C
Brasil
terça-feira, 19 outubro 2021
HomeProgramas SociaisPasso a passo para devolver o auxílio emergencial

Passo a passo para devolver o auxílio emergencial

Avalie Nossa Matéria

Nesta terça-feira (05), o Ministério da Cidadania vem entrando em contato com os beneficiários do auxílio emergencial que receberam o programa de forma indevida para que façam a devolução. As mensagens estão sendo enviadas através de SMS para mais de 600 mil brasileiros. Para devolver o programa, caso tenha recebido a notificação, é necessário realizar o seguinte procedimento: 

  • Acesse o site https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao. 
  • Depois disso, informe o seu CPF, nome da mãe e diga se é beneficiário do Bolsa Família ou não. 
  • Por fim, selecione os meses que recebeu de forma indevida e faça a emissão do DARF. 
  • Não são todos os meses que devem ser devolvidos, mas somente aqueles que foram recebidos indevidamente. 

Site de devolução fora do ar

Devido ao prazo de devolução e às notificações da Receita Federal, o portal está fora do ar e vem enfrentando uma série de instabilidades para o acesso. O maior problema vem do servidor que conta com o carregamento lento demais e faz com que o site fique caindo durante a realização das etapas. 

“Eu tentei acessar mas ele não carrega, fica uma tela preta ou cai  e diz que o servidor está indisponível. Depois, vão querer cobrar multa de quem não devolveu no prazo, mas vai devolver como?” disse um internauta que segue o Manchetes do Dia

Quem tem que fazer a devolução do auxílio emergencial?

Devem fazer a devolução do auxílio emergencial todos aqueles que receberam o programa de forma indevida e fora dos requisitos, que eram: ter a renda familiar máxima de R$ 3300 (três salários mínimos) e per capita na faixa de R$ 550 (meio salário mínimo). Além disso, o beneficiário deveria estar desempregado ou atuando na categoria de MEI / autônomo. Outro ponto importante é que o cidadão não pode receber outros benefícios do Estado como o INSS (aposentadoria, seguro desemprego, pensão por morte). 

Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui