22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Programas Sociais PEC emergencial deve ser abordada nesta semana mas leva três meses para...

PEC emergencial deve ser abordada nesta semana mas leva três meses para ser aprovada

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG),  afirmou semana passada, quinta-feira,  que a PEC emergencial deveria ser abordada hoje (22). Ele esteve reunido com o atual presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, juntamente com Paulo Guedes, ministro da Economia. 

Leia mais: Desempregado precisa fazer a declaração do Imposto de Renda 2021?

Pacheco explicou que o parecer da PEC emergencial deve ser apresentado pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC). O intuito é elaborar uma cláusula de calamidade pública para que o auxílio possa ser fornecido para a população. Paulo Guedes afirmou que ele não poderia ocorrer sem que a nova lei fosse aprovada para que se pudesse controlar o teto de gastos. 

A questão é que ela pode demorar mais de três meses para ficar pronta. E, consequentemente, se isso ocorrer e precisar realmente dela para a nova leva do auxílio, a população terá que esperar ainda mais tempo. Somente neste primeiro trimestre já foram mais de 22 milhões de novos pobres, juntamente com um aumento de 30% no número. 

PEC emergencial: o que ela prevê?

A PEC emergencial foi criada em 2019 com o intuito de controlar os gastos do governo. Dessa forma, tem o poder de diminuir o salário dos colaboradores em 25% e congelar todos os aumentos. A questão é que, segundo os estudos realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais, com essa diminuição, o PIB pode cair em 1,4%. A maioria dos colaboradores recebem até dois salários mínimos e gastam com varejo ou mercado: fazem o dinheiro circular. 

Leia mais: 04 dicas para progredir e manter o MEI regularizado

De acordo com o Ministério da Economia, antes de aprovarem o auxílio, é necessário ter alguma segurança de que ele não vá ultrapassar o teto de gastos e aumentar a dívida pública. A única forma de fazer isso seria criando um imposto de financiamento ou retirando verbas de outras categorias. 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui