20.8 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisPIS/Pasep 2022: novo calendário, valores, como ver saldo e tudo sobre

PIS/Pasep 2022: novo calendário, valores, como ver saldo e tudo sobre

O abono salarial PIS/Pasep deve ser pago em dobro durante o ano de 2022, o programa deve contar com os valores referentes ao ano de 2020, que foram prorrogados, e de 2021. No entanto, o Ministério da Cidadania ainda não liberou o calendário para a realização do depósito aos grupos beneficiados.

De acordo com a pasta, devem fazer essa liberação em breve e os saques começam a partir de janeiro, sendo necessário ter em mãos o Cartão Cidadão, que também é utilizado para o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

Qual o valor do PIS/Pasep?

O valor a ser recebido é equivalente a um salário mínimo referente ao ano base. Para saber quanto tem para receber, basta dividir o valor do salário por 12 e multiplicar os resultados pela quantidade de meses que foram trabalhados. Deste modo, aqueles que atuaram durante todos os meses podem receber o benefício cheio. 

Por onde ver o extrato de saldo? 

Ao todo, é estimado que existam mais de R$ 23 bilhões que não foram sacados pelos trabalhadores. Para saber qual é o saldo, o cidadão pode entrar em contato com o banco da Caixa, caso seja trabalhador privado, ou banco do Brasil, se for servidor público. Outra forma de saber o quanto tem para receber, é acessando o portal do MEU INSS através da conta GOV, que usa apenas um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. 

Quais os requisitos? 

Vale salientar que existem alguns requisitos para que o beneficiário receba o valor do PIS/Pasep. Dentre eles está: ter trabalhado ao menos um mês durante o ano base como servidor público ou privado (MEI e autônomo não tem direito), ter o salário mensal bruto com a média inferior a dois salários mínimos e estar há cinco anos cadastrado no RAIS da empresa. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui