33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeProgramas SociaisPosso ter a minha falta no trabalho descontada no salário?

Posso ter a minha falta no trabalho descontada no salário?

A falta no trabalho sem justificativa pode ter consequências graves ao trabalhador, e não só o valor das horas não trabalhadas descontada no salário. Essa regra está descrita nas leis e também faz parte do contrato de trabalho. Isso pode acontecer, pelo fato de que a falta do trabalhador, pode prejudicar as atividades da empresa ou do empregador de alguma forma.

Em casos de falta não justificada, é possível sim, que o empregador desconte do salário do empregado um valor respectivo as horas não trabalhadas, ou ao dia perdido. Por esse motivo, sempre que for faltar ao trabalho, é preciso avisar o setor responsável antes, e caso tenha uma forma de não perder as horas, por uma declaração de comparecimento ou atestado, é importante apresenta-lo.

O que diz a lei sobre a falta no trabalho?

Segundo o que dizem as Leis Trabalhistas, existem alguns casos em que o desconto no salário sobre a falta é proibido por lei. Sendo assim, as hipóteses podem ser justificadas através de atestados e declarações de comparecimento, que o trabalhador pode entregar ao setor responsável na empresa para se justificar. Com isso, a empresa fica impossibilitada de efetuar qualquer desconto em casos de algo que esteja justificado pela lei, ou em um contrato coletivo.

Além disso, existem algumas ocasiões em que o funcionário pode ter a falta no trabalho sem justificativa, apenas comprovando o fato. Como é o caso de morte de algum parente próximo, sendo cônjuge ou irmão e ascendente, é possível faltar até 1 semana dependendo do grau de parentesco com a pessoa.

- Continua Depois da Publicidade -

Dentro das normas trabalhistas, tudo o que está contido na CLT, sobre a falta no trabalho e o que pode ser descontado no salário é o que vale. O empregador não pode cobrar nada do funcionário ou tirar do seu pagamento sem consentimento prévio, ou por situações que não estejam prescritas no contrato de trabalho.

Leia também: Vantagens e desvantagens de usar a carteira de trabalho digital

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui