33.4 C
Brasil
terça-feira, 22 junho 2021
HomeProgramas SociaisPronampe: Senado aprova recriação do programa

Pronampe: Senado aprova recriação do programa

Durante uma votação do Senado, o programa de crédito para micro e pequenas empresas, Pronampe, foi sancionado novamente, e desde a última terça-feira (11), a recriação do programa foi determinada e deve voltar a fazer parte dos programas de ajuda para liberar crédito a quem precisa. A ideia é destinar parte desses financiamentos a quem precisa de uma pequena ajuda de crédito, e segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro, as empresas serão definidas de acordo com regras.

Um dos principais impasses ao votar nesse novo seguimento do programa, foi a forma de garantir que as operações do Pronampe acontecessem. De acordo com Kátia Abreu, relatora do projeto, serão mais de R$ 10 bilhões que o Ministério da Economia deve destinar para o programa a fim de beneficiar esses novos empreendimentos.

Crédito da Pronampe para ajudar microempreendedores

Segundo Kátia a verba que foi destinada ao programa em 2020, tinha como intenção facilitar o crédito para as pequenas empresas, que auxiliou mais de 72 mil empresas a se estabilizarem. Com a recriação do programa, os relatórios devem autorizar um número maior de financiamentos que foram aprovados pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e além do crédito extraordinário, também de auxiliar com os gastos.

Tudo que foi gasto dom o programa Pronampe, ainda não foi contabilizado dentro da meta fiscal do governo, o que tornam algumas das mudanças dentro da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), inviáveis.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais: Direitos garantidos para os autônomos inscritos no MEI

De acordo com o próprio projeto, a atuação desse programa de crédito, tem como principal ponto ajudar a fortalecer a economia em tempos de pandemia. Os custos para com esse financiamento ainda não foram calculados, mas ao final do ano passado, com a taxa Selic em 1,25%, os juros eram menores, algo que hoje já está em torno de uma cobrança de 6% do valor da taxa básica dos juros. É preciso verificar com atenção todas as regras antes de solicitar o auxílio do programa.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui