33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeProgramas SociaisProva de vida do INSS por Whatsapp é falsa

Prova de vida do INSS por Whatsapp é falsa

A prova de vida pelo INSS deve ser realizada somente através do banco em que o beneficiário realiza o saque do benefício e não pelo Whatsapp. Muitos golpistas estão usando as redes sociais para aplicar golpes nos aposentados ao pedir fotos do cartão de crédito ou dados pessoais. 

Neste ano, a prova de vida voltou a ser considerada como obrigatória pelo INSS e, aqueles que não comparecerem no prazo indicado, podem perder o acesso ao benefício. 

Uma moradora de Brusque, Santa Catarina, informou que os criminosos entraram em contato com ela e pediram os dados para que não perdesse o benefício.

Ela também havia enviado as fotos do cartão no qual o golpe foi aplicado. Disse, em depoimento para o Manchetes do Dia, que não soube o que fazer na hora.  Vale ressaltar que o INSS entra em contato com o beneficiário através do aplicativo do MEU INSS e não por mensagem nas redes sociais. 

- Continua Depois da Publicidade -

Neste mês, está ocorrendo o fornecimento da segunda parcela do décimo terceiro dos aposentados. A primeira parcela começou a ser distribuída de forma antecipada no mês de junho. 

Neste próximo mês, o INSS deve continuar passando o pente fino naqueles que se aposentaram por invalidez e que estão trabalhando sem carteira assinada. Se for comprovado que estão capacitados para trabalhar, poderão perder o valor que recebem do governo. 

Fraudes do INSS

O público idoso é o principal alvo de fraudes do INSS justamente pela falta de conhecimento sobre como realizar a prova de vida. Na internet, os beneficiários podem ter acesso a informações sobre como evitar esse tipo de golpe: 

  • Não informar dados do cartão de crédito e pessoais;
  • Não enviar fotografias e datas; 
  • Se comunicar a buscar informações apenas pelo app do MEU INSS que está sendo disponibilizado no portal da Play Store. 

 

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui