28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeProgramas SociaisProva de vida do INSS: quem tem direito à visita em casa...

Prova de vida do INSS: quem tem direito à visita em casa de profissionais?

No mês de junho, o INSS voltou a  exigir que os beneficiários realizassem a prova de vida do INSS. Dessa forma, é necessário comparecer ao banco em que há o saque do benefício. Aqueles que tiram o valor da aposentadoria através da digital dentro da instituição bancária não precisam fazer. 

Em alguns casos específicos, o beneficiário pode contar com a presença de um funcionário em sua casa para que haja a realização da prova de vida. A  Lei 12.896/2013 prevê que pessoas acima dos 80 anos possuem o direito legal de receber um especialista em casa e não há a necessidade de ir até o banco. 

Aqueles que comprovarem a dificuldade de locomoção ou doença, também podem fazer a solicitação de forma prática através do aplicativo MEU INSS que está sendo disponibilizado através da Play Store de forma totalmente gratuita. Ou então, caso prefira, através do site do governo gov.br/meuinss. 

Quando devo realizar a prova de vida?

O INSS informou um calendário para auxiliar os beneficiários que precisam realizar a prova de vida. Aqueles que tinham que comprovar os meses de maio de junho de 2020, possuem até o final de julho para comparecer à agência bancária que recebe. Quem tinha o prazo de julho e agosto, deve comparecer até o mês de setembro de 2021. Para conferir o calendário completo dos respectivos meses, basta clicar aqui

O que acontece se eu não comparecer?

- Continua Depois da Publicidade -

Caso não haja o comparecimento do beneficiário, ele pode perder o benefício. Portanto, é crucial respeitar os prazos que forem informados pelo INSS. 

Aqueles que recebem a aposentadoria por doença ou invalidez devem passar pelo pente fino nos próximos dias. Dessa forma, é necessário comprovar que continua impossibilitado de trabalhar para receber as próximas parcelas. Muitas pessoas que estão capacitadas para trabalhar estão aposentadas e atuando como autônomas. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui