26.3 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisProva de vida volta a ser obrigatória: como fazer e qual o...

Prova de vida volta a ser obrigatória: como fazer e qual o calendário?

Durante os anos de 2020 e 2021, a prova de vida do INSS havia sido suspensa pelo governo de Jair Bolsonaro devido à pandemia que deixou mais de meio milhão de mortos e cerca de 22 milhões de casos registrados. Essa foi uma forma encontrada para garantir que os cidadãos não iriam se contaminar com o vírus da Covid-19. 

No entanto, no final do ano passado, foi notificado pela previdência social que ela voltaria a partir de fevereiro do ano de 2022 para os aposentados tanto por idade quanto por tempo de contribuição ou invalidez. No caso de invalidez, o cidadão corre o risco de perder o seu benefício caso seja comprovado que tem a capacidade para trabalhar – para isso, é importante estar sempre com comprovantes e atestados médicos que mostrem que está acompanhando o caso mesmo depois de ter sido beneficiado. 

Prova de vida do INSS tem calendário de acordo com o cancelamento da última, entenda!

A prova de vida do ano de 2022 tem um calendário que depende da data de vencimento da prova do ano de 2020 até 2021 e não é de acordo com a data de aniversário como muitos aposentados acreditaram. Vale salientar que o prazo máximo vai até abril, por isso, não deve durar mais que um semestre. 

  • Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021 terá o prazo até o final de janeiro de 2022.
  • Aquela que ter sido vencida em julho e agosto de 2021 poderá ser comprovada durante o mês de fevereiro.
  • Os cidadãos que tiveram a prova de vida do INSS vencida entre setembro e outubro de 2021 possuem o prazo final até março de 2022. 
  • Por fim, mas não menos importante, temos aquelas que foram vencidas em novembro e dezembro de 2021 que terminam em abril. 

A prova de vida pode ser realizada no banco em que o beneficiário recebe a aposentadoria. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui