33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeProgramas SociaisQual a diferença entre aluguel social e locação social?

Qual a diferença entre aluguel social e locação social?

Embora sejam palavras bem parecidas possuem funções e aplicações diferentes. O aluguel social é diferente da locação social principalmente sobre a aplicação social que cada um deles tem, sobre a finalidade de ajuda financeira ou pagamento de habitação. Para entender melhor qual a diferença entre eles, continue lendo.

O que é Aluguel Social?

Uma lei foi criada em 1993, de nº 8.742 que regulamenta o Aluguel Social, para prestar serviços aos cidadãos e para famílias que são de baixa renda ou se encontram em situação de vulnerabilidade. De acordo com a lei, a regulamentação é para ser implementada em diversos estados de forma temporária, garantindo uma ajuda de fornecimento de auxílio financeiro temporário do pagamento do aluguel de imóveis residenciais, como intuito emergencial.

O aluguel social vai funcionar para estados e casos de calamidade pública, para pessoas e famílias que perderam suas casas ou se encontram em situação de não conseguir pagar o aluguel. Cada situação, incluindo a de risco e desocupação por conta de obras para aceleração de crescimento também contam para ser incluídos no programa. Os valores incluídos no programa são de R$ 500, mas pode ser aumentado ou reajustado dependendo de cada caso ou estado.

O que é Locação Social?

Já a locação social foi instituída pelo governo, para ser aplicado por prefeituras. O programa tem a finalidade de usar imóveis urbanos antigos ou que estejam desabitados, para serem reformados e restaurados e então serem oferecidos a famílias e pessoas de baixa renda a um valor bem abaixo do normal. A intenção é deixar a locação mais acessível a quem precisa em cidades grandes e incluir o maior número de moradores possíveis.

- Continua Depois da Publicidade -

O incentivo desse pagamento é que com o desconto, as famílias consigam se organizar para futuramente comprar o imóvel próprio. O benefício deve se estender ainda em obras e reformas que pode ser feito pela iniciativa privada, conquistando isenção de taxas tributárias.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui