18.5 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeProgramas SociaisRecebeu auxílio indevidamente? Pode ser descontado da sua aposentadoria!

Recebeu auxílio indevidamente? Pode ser descontado da sua aposentadoria!

No ano de 2020, o governo criou o auxílio emergencial para aqueles que estavam desempregados e não conseguiam manter a casa e as contas básicas. Para que fosse possível receber, era necessário estar dentro de uma série de categorias diferentes e cumprir com alguns requisitos como ter a renda de até três salários por casa ou de meio salário por pessoa. Além disso, não podia receber qualquer outro programa do INSS como o seguro desemprego, auxílio maternidade e muitos outros. 

Entretanto, muitas pessoas receberam o valor de forma indevida sem cumprir com os requisitos. Ou seja, burlaram o sistema em benefício de si próprias. 

O governo, então, começou a cobrar a devolução do benefício através do imposto de renda em que o cidadão declarava todo o valor que recebeu e, se ele fosse beneficiário do auxílio e tivesse tirado mais de R$ 28 mil, teria que devolver o valor do programa através de uma GRU. 

Só que algumas pessoas, principalmente aquelas que trabalham com frias e não declaram o que recebem, não fizeram a declaração do imposto de renda e não devolveram o valor. Somente na última semana, por exemplo, o programa de dois milhões de pessoas teve que ser cancelado porque estavam fora dos requisitos. 

Governo encontrou a solução para o auxílio emergencial indevido

- Continua Depois da Publicidade -

O governo encontrou a solução para o auxílio emergencial indevido: todos que receberam sem ter a real necessidade terão o desconto de 30% no valor que receberão do próximo benefício do INSS, podendo ser ele o seguro desemprego, aposentadoria e até mesmo auxílio maternidade. Dessa forma, o governo deve descontar 30% do que for recebido pelo cidadão durante todos os meses até que a dívida seja paga. 

E agora?

Uma dica, neste caso, é fazer a devolução através do site do Ministério da Cidadania. Pode-se gerar um boleto com todos os valores sem o pagamento de multas ou GRU. 

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui