28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeProgramas SociaisSeguro desemprego: É possível acumular entre duas demissões?

Seguro desemprego: É possível acumular entre duas demissões?

O seguro desemprego faz parte dos direitos trabalhistas, que foi criado para dar assistência de forma temporária aos trabalhadores que perderam o emprego sem justa causa. O governo criou o benefício de forma a dar cinco parcelas ao cidadão, até que ele se restabeleça no mercado e possa ter uma nova oportunidade de emprego.

Existem algumas regras para ter acesso ao beneficio do seguro desemprego, e dentre os requisitos está incluso um período de carência. Além disso, o assunto gera muitas dúvidas entre os trabalhadores, principalmente daqueles que estão saindo de um emprego para outro, e o tempo de espera entre as parcelas dos dois empregos. Para entender melhor como o benefício funciona, continue lendo.

Como funciona o seguro desemprego?

Todo cidadão trabalhador tem direito ao seguro desemprego, desde que se inclua em alguns requisitos de dispensa, como é o caso do sem justa causa. Para fazer o requerimento do benefício, também é necessário que o vínculo empregatício tenha tido seu período de carência, que funciona da seguinte forma:

  1. A solicitação do primeiro seguro, precisa ter 12 meses de trabalho, no último ano e meio antes de ser demitido da empresa;
  2. Para fazer a segunda solicitação precisa ter trabalhado pelo menos 9 meses durante o último ano antes de ser demitido;
  3. E a terceira solicitação precisa trabalhar pelo menos 6 meses antes de ser demitido.

Com relação ao que diz as parcelas, cada trabalhador tem direito a um número, que depois da Reforma ficou definido entre 3 e 5 parcelas, dependendo de cada caso e do tempo de trabalho. O benefício não é cumulativo. Portanto, não se pode acumular os valores e as parcelas entre duas demissões, por exemplo. o vínculo empregatício entre a empresa e o empregado se encerra assim que ele é demitido, e quando começa a trabalhar de novo, o vínculo anterior já não vale mais.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui