28.1 C
Brasil
quarta-feira, 4 agosto 2021
HomeProgramas SociaisSeparação total de bens: você sabe como funciona?

Separação total de bens: você sabe como funciona?

A separação total de bens é um dos regimes mais simples de um casamento. Ou seja, todos os bens e itens que o parceiro tinha antes e depois do casamento, continuam sendo dele sem que entre para o compartilhamento. Isso evita algumas dores de cabeça. 

Por exemplo, imagine que X tinha uma casa e um carro antes de casar com Y. Durante a separação, Y não terá direito ao carro e nem a casa porque não ajudou a conquistar. 

Além disso, neste tipo de regime, o dono do bem não precisa pedir a permissão para o outro caso queira realizar a venda do mesmo. Então, caso X queira vender a casa própria que tinha, Y não precisa assinar os documentos.  O mesmo não ocorreria, por exemplo, se o bem fosse de ambos e um dos parceiros não quisesse realizar a venda. 

O casal pode optar também pelo compartilhamento do mesmo bem. Ou seja, quando a casa, terreno ou automóvel está no nome dos dois, ambos são donos. Dessa forma, é como se houvesse um condomínio em que ambas as partes possuem regras bastante específicas que devem ser seguidas. 

- Continua Depois da Publicidade -

Se determinado item estiver no nome de apenas um deles e foi conseguido através das tentativas e esforços do outro, o mesmo pode receber a sua parte em forma de compra (logo, aquele que ficar com o bem deve pagar uma indenização). 

Dívidas na separação total de bens

Além disso, na separação total de bens, como cada um é responsável por administrar aquilo que possui, caso tenha dívidas de um bem próprio que o outro parceiro não tenha direito, ele não deve ajudar a quitar as dívidas. 

São dívidas do casal aquelas que estão relacionadas ao meio doméstico, como a educação dos filhos e até mesmo o pagamento das contas de internet e luz. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui