26.8 C
Brasil
terça-feira, 28 setembro 2021
HomeProgramas SociaisSISU: inscrição começa no dia 03 de agosto, entenda tudo sobre ele

SISU: inscrição começa no dia 03 de agosto, entenda tudo sobre ele

As inscrições para o SISU começam no dia 03 de agosto e devem ir até o dia 06 de agosto para estudantes que realizaram a prova do ENEM de 2020 ou de anos anteriores. O requisito para participar é ter tirado mais de 0 na redação. É possível escolher até dois cursos em universidades públicas como a USP, UFMG, UFJR, UFSC, UFRS e outras. 

Como funciona a nota de corte no SISU?

Para conseguir a vaga, é necessário estar com a nota acima da nota de corte. Mas, o que ela significa e como é feita?  Em suma, ela se trata da soma de todas as notas e a divisão pelo número de concorrentes para aquele curso. Supondo que haja 20 concorrentes, será: (N1 + N2 + N3 … N20) / 20 = nota de corte.  É através dela que se consegue definir qual a nota mínima para que consiga garantir a vaga, é por isso que cursos concorridos contam com notas acima de 800 ou 900, como medicina ou engenharia. 

SISU e outras modalidades de ingresso

Além do SISU, existem outras modalidades de ingresso, estas, voltadas para instituições privadas, veja: 

  • FIES: Fundo de Financiamento Estudantil que permite o aluno pedir um financiamento bancário com baixa taxa de juros para começar a pagar somente depois que se formar. 
  • Prouni: Permite o aluno conseguir bolsas de 50% a 100% de desconto na graduação privada enquanto mantém a média de nota exigida. 

Resultado 

Cada pessoa que estiver concorrendo através desta forma de ingresso, pode escolher até dois cursos ou o mesmo curso em instituições diferentes. Se tem como preferência a primeira modalidade escolhida e, se não for aprovado, concorre na segunda. Caso não seja aprovado em nenhuma das duas, fica em lista de espera que será liberada nos próximos dias, de acordo com a instituição. Em suma, o resultado da primeira chamada é liberado já no dia 10 de agosto. 

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui