41.2 C
Brasil
quarta-feira, 22 setembro 2021
HomeProgramas SociaisTempo de seguro desemprego conta para aposentadoria?

Tempo de seguro desemprego conta para aposentadoria?

Muitos trabalhadores que estão em contagem regressiva para adquirir a aposentadoria, sabem que cada dia conta e por isso, ficam na dúvida para saber se o tempo que estiveram usando o seguro desemprego, conta ou faz alguma diferença par ao trabalhador nesse momento.

Ao longo de toda a trajetória profissional, os trabalhadores podem vir a ser demitidos em algum momento, e para isso, foi criado o benefício do seguro desemprego, para auxiliar o trabalhador, durante esses períodos, até que arrumem uma nova ocupação. Essa proteção é um auxílio financeiro que equivale a praticamente um novo salário. É preciso se atentar as regras e alguns requisitos para ter direito, mas atende a grande maioria dos trabalhadores formais que foram demitidos sem justa causa.

O seguro desemprego conta para aposentar?

Infelizmente não. O tempo em que o trabalhador fica recebendo o seguro desemprego, não conta para nada, nem para carência que atende outros benefícios e nem para a aposentadoria. Enquanto o trabalhador que está sem emprego o recebe, ele tem a finalidade de manter a instabilidade financeira desse beneficiário.

Isso indica que enquanto o trabalhador recebe o benefício, ele está segurado pela Previdência Social, ou seja, nesse momento, ele não contribui. Por esse motivo, que esses meses recebendo o benefício, não garantem nada durante a contagem do tempo para se aposentar.

- Continua Depois da Publicidade -

Porém, é válido ressaltar que caso queira, durante esses meses, o trabalhador pode fazer o pagamento ao INSS de forma autônoma. Mesmo sem estar trabalhando, é possível fazer a contribuição para o INSS, com o registro de um segurado facultativo. O nome facultativo, indica que não é obrigatório que isso seja feito, mas caso seja do interesse do trabalhador, não eliminar meses de contribuição para se aposentar o quanto antes, essa é uma das maneiras de não perder esse tempo. Quem não tem cadastro ou não está inscrito na Previdência Social ainda, pode se inscrever e começar a pagar normalmente e quanto antes, melhor.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui