20 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeProgramas SociaisVeja erros que podem impedir a aprovação do INSS e você não...

Veja erros que podem impedir a aprovação do INSS e você não sabia!

Existem alguns erros que pode estar cometendo que estão impedindo a aprovação de programas que são referentes ao INSS, tais como Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio doença. A solicitação para receber os valores pode ser realizada de forma totalmente online – e depois disso, o cidadão deve comparecer fisicamente a uma agência.

Um dos principais motivos que ocasionam na recusa do programa que está tentando solicitar é em relação à documentação incompleta. A falta de documentos que comprovem a estrutura familiar ou a renda, deficiência (no caso da aposentadoria por invalidez) são fatores que causam no retardo para receber os benefícios. Por isso, para impedir que isso aconteça, é necessário que o cidadão ligue para o número 135 (totalmente gratuito) e solicite a lista completa de todos os documentos que precisa levar no seu caso específico.

Outro motivo que desencadeia na exclusão do INSS é não estar cumprindo com os requisitos para receber. Por exemplo, as mulheres precisam pagar ao menos 12 meses para que tenham direito ao Auxílio Maternidade, se pagou apenas 10 ou 11, pode ficar sem ter direito a ele. O mesmo serve para microempreendedoras individuais que não estão com o DAS em dia: o tempo de contribuição do INSS para MEI é dado a partir da quantidade de DAS pagos. Por isso, se é MEI há 12 meses ou mais mas nunca pagou o boleto, pode ter complicações para solicitar.

Outros pontos comuns são em relação a divergências no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e preenchimento incorreto do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Ambos, pode terem divergências de informação, podem entrar em combate com outros documentos que foram enviados e tardar o processo.

Como solicitar agendamento do INSS?

  • Acesse o MEU INSS com a sua conta GOV.
  • Insira o seu e-mail e senha.
  • Clique em “agendamento” e depois selecione um dia e horário que pode comparecer a uma agência física próxima.
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui