28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeProgramas SociaisVender um imóvel que comprei pelo Minha Casa Minha Vida é permitido?

Vender um imóvel que comprei pelo Minha Casa Minha Vida é permitido?

O programa social do governo que facilita o acesso ao crédito para compra de um imóvel, o Minha Casa Minha Vida, se tornou uma das principais formas de conseguir subsídio e financiamentos com taxas de juros bem baixos. Mas nem sempre as pessoas que financiam o imóvel conseguem honrar com a dívida durante todo o período contratado.

Imprevistos acontecem, desde divórcios até uma demissão inesperada, e isso tudo pode prejudicar o pagamento das prestações. Com isso, fica a dúvida sobre o cidadão que financiou um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, ou que já comprou e tem o imóvel quitado, pode se desfazer do bem, vendendo-o?

Vender imóvel do Minha Casa Minha Vida

Quem possui renda mais baixa, quando contrata o financiamento, fazendo parte da Faixa 1, não pode passar o imóvel para frente. Pelo menos não até que ele seja totalmente quitado. O tempo de quitação pode levar até 10 anos, e com isso, a propriedade precisa permanecer no nome da pessoa original que fez o financiamento, mesmo que ela fique desocupada.

Para o caso de o cidadão ter o dinheiro para antecipar os pagamentos e quitar o financiamento do Minha Casa Minha Vida, nesse caso ele pode vender o imóvel sem qualquer problema. Mas é preciso estar ciente de que precisará pagar o subsídio que foi dado pelo Governo também.

- Continua Depois da Publicidade -

Já os cidadãos que possuem renda um pouco mais e fazem parte dos tipos de financiamento das Faixa 2 e 3, podem se desfazer do imóvel e vende-lo a qualquer momento. Quando isso acontece, durante a venda o financiamento pode ser transferido de nome ou o pagamento do valor da venda pode ser usado para quitar o financiamento do programa Minha Casa Minha Vida. O repasse do financiamento exige avaliação do banco, e também verificação se o novo dono do imóvel se enquadra nas regras do programa, para então ser dado a entrada em um novo contrato.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui