31.9 C
Brasil
domingo, 26 setembro 2021
HomeSaúde & Bem Estar14 cuidados para ter em casa e ficar de olho na saúde

14 cuidados para ter em casa e ficar de olho na saúde

Com a pandemia do Coronavírus, onde tivemos que ficar reclusos em casa, tivemos que nos adaptar e nos organizar de várias formas, mas além dos cuidados de higiene e distanciamento social, temos que manter a imunidade alta, nossa saúde física e mental em ordem, evitando assim crises de ansiedade, obesidade, dentre outras patologias que nos rodeiam devido à ficar muito tempo em casa. 

Usar a tecnologia de forma saudável através de videoconferência, ou mesmo de seu telefone, onde o contato com amigos e familiares é muito saudável e nos transmite uma sensação de bem estar. 

Evitar o excesso de informações é uma dica bastante importante, pois as notícias que acompanhamos nos veículos de comunicação neste momento não tem nada de positivas, por essa razão é desaconselhável passar o dia todo assimilando e recebendo esse tipo de notícia, desencadeando assim crises de ansiedade, ataques de pânico, inquietações. 

Alguns cuidados que devemos tomar de maneira simples e objetiva

  •  Higiene pessoal

Como lavar as mãos antes de cada refeição, tomar banho diariamente, escovar os dentes, usar roupas limpas e confortáveis, ao lavar toalhas e roupas íntimas, secar direto no sol, entre outras, usar álcool em gel nas mãos e nas compras de produtos quaisquer, manter ambientes ventilados com as janelas sempre abertas. 

  • Evitar sentar alguns costumes
- Continua Depois da Publicidade -

Devemos evitar sentar em vasos sanitários de banheiros públicos, evitar ficar com roupas molhadas, não compartilhar roupas íntimas. 

  • Higienização dos alimentos

Lavar bem frutas e legumes, cobrir os alimentos para evitar contato com moscas, compartilhar copos e talheres entre outros que são levados à boca. 

  • Higiene ambiental

Manter o quintal e casa sempre limpos, não queimar nenhum tipo de lixo, reciclar sempre papéis, alumínio, plásticos, etc.

  • Evitar fumar

Seja em sua casa ou em locais públicos, tente evitar essa prática o máximo possível.

  • Respiração adequada
- Continua Depois da Publicidade -

A respiração lenta e profunda controla a tensão, possibilitando o relaxamento muscular, diminuindo dores de cabeça, melhorando o sono e bem estar. 

  • Tente relaxar

Para evitar o estresse é importante ouvir uma boa música, relaxar, expressar emoções, sorrir, realizar atividades que vão proporcionar prazer como jardinagem, artesanato, artes. 

Tenha uma rotina diária é importante pois como tivemos nossas rotinas afetadas , é bom garantir o básico e não se perder por conta dos fatores externos, não fique de pijama o dia todo, por exemplo. Se vista como se estivesse indo trabalhar, isso ajuda a manter a auto estima, o amor próprio e a alegria de estar vivendo cada dia da melhor maneira possível. 

  • Cuidados com a alimentação

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial, frutas, verduras, legumes, peixes, carboidratos integrais, proteínas, gorduras boas para assim prevenir doenças como diabetes, colesterol ruim, câncer, pressão alta, infarto do miocárdio.

- Continua Depois da Publicidade -

 Use e abuse de alimentos ricos em ômega 3, frutas e verduras ricos em vitamina C, folhas verdes, como a couve são ricos em cálcio e ácido fólico. 

  • Mantenha-se hidratado

Beba pelo menos 2 litros de água por dia, prevenindo assim agravos à saúde. 

  • Pratique exercícios físicos 

Os benefícios são inúmeros, auxiliam na perda de peso, ganhos de massa muscular, prevenção de osteoporose, liberação de endorfina, responsável pela diminuição da ansiedade, estresse e melhoria de humor, ajudando a melhorar o humor. 

  • Mantenha seu sono regulado

Dormir bem é uma das melhora das sensações, pois revigora nossas forças, é importante deitar-se sempre no mesmo horário, não realizar nenhuma atividade como assistir tv, celular, comer, coisas pesadas, controlar a luminosidade, temperatura e travesseiros confortáveis ajudam a relaxar e proporcionam uma sensação de tranquilidade e relaxamento.

  • Se alongue durante o serviço

Se o seu trabalho exige que você fique muito tempo sentado, programe momentos para levantar e dar uma volta no ambiente, isso serve para quem começou a fazer trabalhos home office. 

  • Invista em terapia online

A saúde mental está em foco hoje em dia mais do que nunca. Assim como a meditação, a terapia também ajuda a adquirir auto conhecimento, ajuda no controle de emoções, ansiedade, estresse. 

  • Distraia sua mente

Essa é uma ótima atividade para manter sua saúde mental e psicológica, aproveite para aprender novos idiomas, fazer cursos pela Internet, além de se especializar em novas qualificações, você também estará se distraindo. 

Agora que você já tem algumas dicas, vamos nos atentar mais para nosso corpo e mente, com dicas fáceis e prazerosas.

Conclusão

Dessa forma, podemos concluir que para manter a saúde em dia, precisamos nos livrar de vários hábitos e dedicar mais tempo para praticar atividades saudáveis! Outra dica é manter os exames em dia em clínicas capacitadas como a Samoc!

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui