20.5 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem Estar5 sinais de alerta para depressão pós-parto

5 sinais de alerta para depressão pós-parto

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz mostrou que 1,5 a cada 4 brasileiras têm sintomas de depressão pós-parto depois que o bebê nasce, entre os 6 e 18 meses. De acordo com a especialista em psiquiatria, Vanusa Vaz é preciso estar atento sobre a romantização da maternidade e da gestação. O processo gera muitas dúvidas e preocupações que inclusive durante a pandemia, podem causar doenças com sintomas graves.

É preciso ser responsável quando se torna mãe, e segurar as expectativas faz parte disso. As alterações hormonais, enjoos, tonturas entre vários outros sintomas da gravides que afetam o humor das mamães, trazem uma realidade impactante para quem não se prepara e a depressão pós-parto é algo que precisa ser falado.

Sinais de alerta

Com o cenário atual em mente, é preciso estar em alerta sobre possíveis sinais da depressão pós-parto, que podem ser:

  1. Preocupações em excesso com o bebê e sobre a própria capacidade de ser mãe;
  2. Mudanças constantes de humor e de forma drástica;
  3. Pensamentos obsessivos;
  4. Medo de machucar o bebê se ficar sozinha com ele;
  5. Ter histórico de depressão em alguma outra fase da vida.

Todos esses aspectos podem ser fatores para prestar atenção, em um possível diagnóstico de depressão pós-parto. A especialista afirma que a própria mãe percebe esses sinais e pode procurar ajuda, mas também pode acontecer do comportamento ser contrário e ela resistir ao tratamento. As mudanças de comportamento precisam ser acompanhadas de perto, já que há uma tendência dentro do quadro clínico de anular as próprias dores e focar somente no recém-nascido.

Leia mais: Depressão: sintomas causas tratamento e cura

Uma vez os fatores e sintomas estejam presentes a pelo menos duas semanas, é preciso procurar ajuda e encaminhar a mãe para atendimento especializado. A avaliação é feita com psicólogo e psiquiatra e se necessário a mãe também precisará tomar remédios para tratar a depressão pós-parto.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui