Acne é uma inflamação do folículo piloso, que pode apresentar-se pustulosa, e ainda com a produção de secreções que alteram o mecanismo de funcionamento das glândulas sebáceas.
Dentre as principais causas desse distúrbio, podemos destacar alguns desequilíbrios hormonais, má higiene da pele, reações ao uso de alguns medicamentos, alimentação excessivamente gordurosa, entre outros fatores.
Mas existem algumas soluções naturais que são capazes de prevenir ou até mesmo tratar esse tipo de transtorno. E essas soluções serão elencadas em detalhes ao longo desse artigo.
1. O uso de sabonetes
Aqui estamos falando do uso regular de sabonetes à base de ácido salicílico, lactobiônico, enxofre e zinco. E ao utilizar tais produtos, pelo menos três vezes ao dia, você irá controlar a oleosidade, cicatrizar a região e hidratar a pele.
2. Beba bastante água para acne
A água é, verdadeiramente, o “líquido precioso!”; e se ela tiver um pH mais alcalino, melhor ainda; isso porque a água ajuda a desintoxicar a pele (e o organismo de um modo geral) e a mantém hidratada durante todo o dia.
3. Modere o consumo de leite
Outra maneira bastante eficaz de acabar com a acne de forma natural é moderar o consumo de leite de vaca (e derivados); isso porque esses alimentos, devido aos seus altos índices glicêmicos (e de gorduras), atuam como terríveis agentes inflamatórios sem iguais na natureza.
4. Dê preferência às frutas
Muitos não sabem, mas a ingestão de uma simples maçã diariamente é capaz de produzir milagres no tratamento da acne. E a razão para isso está no fato de que ela é uma poderosa fonte de antioxidantes e de colágenos, que fortalecem as células da pele e retardam o seu envelhecimento.
5. Máscaras de argila para acne
Aqui o combate à acne ocorre por meio da ação adstringente dessas máscaras. Além disso, uma ação desumidificante colabora para a eliminação do excesso de água dos poros, o que facilita a sua cicatrização.
Para prepará-la, basta adicionar uma quantidade razoável de água sobre a argila verde (encontrada em casas de produtos naturais), formar uma pasta homogênea, aplicar sobre o local e deixar agir por 15 minutos.
Leia mais: RNA e DNA: Quais as diferenças e características principais?