26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarAlergia: Quais os tipos e o que podem causar?

Alergia: Quais os tipos e o que podem causar?

A alergia pode ser causada por uma reação que acontece no sistema imunológico depois que o organismo se expõe com algum agente que o paciente tenha predisposição genética. Essa situação também é chamada de reação de hipersensibilidade. Dentro do quadro existem alguns agentes que podem causar as crises, além de também terem tipos diferentes de ataques.

Grande parte da alergia pode acontecer por agentes causadores que são estranhos ao organismo ou que causem uma hipersensibilidade, ou também por herança genética. Entretanto, quando ela é causada por exposição de fatores do ambiente, os indivíduos precisam entender que é uma situação série e pode causar a morte.

Quais os tipos de alergia?

Cerca de 10 a 20% da população do mundo possui algum tipo de alergia, sejam adultos ou crianças e os tipos são variados. As reações alérgicas mais vistas atualmente, e que se enquadram em tipos de alergias diferentes são:

  • Alergias respiratórias;
  • Alergias dermatológicas;
  • Alergias alimentares;
  • Alergias medicamentosas;
  • Alergia ocular (conjuntivite).

O que causa alergia?

Isso pode variar muito de caso para caso, mas na grande maioria das vezes a alergia é causada por algum fator causal, e dependendo de qual sistema do organismo afeta, também muda o tipo de agente. Por exemplo, pessoas que possuem quadro de alergias no trato respiratório, podem vir a desenvolver rinite a poeira, ácaros, mofo, lugares fechados, etc. Atualmente muitas pessoas desenvolveram alergia ao leite, o que desencadeia uma reação que pode causar lesões na pele, diarreia no sistema digestório, inchaço na boca e até em casos mais graves afetar o sistema respiratório.

Leia mais: Doenças autoimunes: Elas possuem cura

Algumas pessoas e casos possuem fatores de risco que podem fazer a situação da alergia ser um pouco mais grave, o que vai depender da idade, histórico genético, condições como asma, urticárias, são condições que podem agravar quadros da doença, podendo desencadear sintomas muito mais graves que o normal.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui