33.2 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarAlzheimer: por que a doença prejudica o cérebro?

Alzheimer: por que a doença prejudica o cérebro?

Quem tem um familiar que sofre com a doença de Alzheimer sabe que a demência que acontece junto com a doença deixa o caso ainda mais complicado. A doença é neurodegenerativa e bastante frequente entre os humanos, sendo um dos principais sintomas a falha da memória, junto com outros comportamentos que podem ser mais avançados em algumas pessoas mais do que outras.

O mal de Alzheimer afeta cerca de 33% das pessoas no Brasil que possuem mais de 85 anos de idade. Grande parte dos diagnósticos acontecem em mulheres, que por ter a expectativa de vida mais alta do que os homens, e mesmo que ainda não hajam dados muito específicos sobre a doença no país, o Ministério da Saúde acredita que cerca de 1,2 milhões de pessoas possuem a doença.

Doença de Alzheimer e o cérebro

A doença descoberta pelo médico alemão de mesmo nome, também virou sinônimo para a demência que afeta os idosos. O declínio que é comum de acontecer, assim como funções cognitivas que acontecem com o passar da idade, falta de memória e orientação, linguagem e tudo isso afeta as pessoas conforme elas envelhecem. A doença também pode prejudicar outros aspectos do cérebro, inclusive levar a condição a demências mais graves.

É válido ressaltar que a demência não é algo do envelhecimento que acontece naturalmente, todos esquecem coisas em algum momento da vida, ou pode começar a demorar a processar algumas informações. Existem pessoas que chegam em idades vem avançadas ainda tendo plena consciência, lucidez e independência.

Leia mais: O que é derrame? Saiba como diagnosticar

O que o Alzheimer faz no cérebro são alterações tóxicas que são responsáveis por fazer os neurônios que morrerem ou pararem de se comunicar. É como se os impulsos ou sinapses elétricas parassem de passar informações. Grande parte dos cientistas acredita que esses fatores podem acontecer devido ao acúmulo de proteínas que acontecem nos tecidos e podem ir causando alterações no processo.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui