36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarAnorexia nervosa: o que é, tratamento e sintomas

Anorexia nervosa: o que é, tratamento e sintomas

A anorexia nervosa é um distúrbio de ordem psicológica, que afeta diretamente os hábitos alimentares dos indivíduos, e que consiste na recusa em alimentar-se, ou mesmo sequer provocar a menor quantidade de comida. Isso geralmente resulta numa acentuada perda de peso, que pode até mesmo levar à morte, como acontece em uma infinidade de casos.

Temos aqui um transtorno difícil de ser diagnosticado, especialmente nos períodos iniciais, pois ele pode ser facilmente confundido com transformações normais da chegada à adolescência, ou simplesmente uma mudança de hábitos de vida, aparentemente inofensivos e sem muita importância.

Mas dentre as principais causas da anorexia nervosa, podemos destacar algumas predisposições genéticas a distúrbios psicológicos, como a depressão, mania, transtorno de personalidade, ou simplesmente uma predisposição a ceder a exigências sociais, como a do corpo magro e perfeito que todo indivíduo supostamente deve ter.

Como prevenir e tratar a anorexia nervosa

Como vimos, as causas da anorexia podem ser as mais variadas possíveis. Portanto, a melhor maneira de preveni-la é a conversa franca e sincera no ambiente familiar.

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, os pais (e demais familiares) devem manter-se sempre atentos a sinais como: perda de peso súbita, recusa do indivíduo a alimentar-se, apreço pelo isolamento, entre outros sintomas bastante comuns.

Já o tratamento da doença geralmente é levado a cabo por meio de terapias comportamentais, medicamentos antidepressivos, suplementação alimentar, exercícios físicos, entre outras intervenções que podem estender-se por até alguns anos, a depender de cada caso.

Não sendo demais lembrar que, apesar de aparentemente simples, a anorexia nervosa atinge entre 2 e 5% das mulheres e entre 0,3 e 0,5% dos homens ao redor do mundo; e ainda possui uma das maiores taxas de mortalidade entre as doenças psiquiátricas (5,20 por 100 mil); o que faz da sua correta observância, ainda nos estágios iniciais, a melhor e mais eficiente forma de prevenção.

Leia mais: Banana: quais os benefícios e vitaminas

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui