25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Anticoncepcional: O que é, tipos e como tomar

Anticoncepcional: O que é, tipos e como tomar

A pílula anticoncepcional é um comprimido produzido à base dos hormônios progesterona e estrogênio. Ela dever ser ingerida em dose única todos os dias, com o objetivo de inibir a ovulação e, com isso, impedir a mulher de engravidar.

Na maioria dos casos, esse anticoncepcional pode ser adquirido em farmácias e em cartelas com 21 comprimidos; mas também existem apresentações com até 28; e ambas as apresentações diferenciam-se pela dosagem de hormônios, capacidade de inibir a menstruação, entre outras particularidades.

Na cartela com 21 comprimidos, a mulher deverá tomar o primeiro no começo da menstruação (no 1º dia) e continuar com 1 comprimido por dia até o final da cartela. Mas após o último comprimido, só poderá reiniciar o tratamento 8 dias depois, e assim sucessivamente, a fim de garantir a obtenção do resultado esperado.

Como tomar as outras apresentações de anticoncepcionais?

Além da cartela com 21 comprimidos (para a administração de 1 comprimido por dia durante 21 dias), também existem as cartelas com 24, 28, e os anticoncepcionais injetáveis.

  • Cartela com 24 comprimidos – Tomar 1 comprimido por dia, até o final da cartela, e só reiniciar após 5 dias de descanso;
  • Cartela com 28 comprimidos – Tomar 1 comprimido por dia, até o final da cartela, e reiniciar no dia seguinte, até o final do último comprimido;
  • Anticoncepcional injetável mensal – Aplicar com um farmacêutico no início da menstruação (no 1ºdia), e as próximas doses deverão ser mensais;
  • Anticoncepcional trimestral – Aplicar com um farmacêutico 7 dias após a menstruação descer e continuar com aplicações a cada 90 dias.

Lembrando que o comprimido anticoncepcional pode ser administrado a qualquer hora do dia, sendo necessário apenas o cuidado de manter sempre o mesmo horário para as administrações. 

Vale ressaltar que tal procedimento só poderá ser levado a cabo de acordo com as recomendações de um bom ginecologista, sob pena de produzir riscos à integridade física e emocional da mulher.

Leia mais: Receitas com limão: confira opções deliciosas e práticas

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui